O materialismo histórico-dialético nas pesquisas na área de educação no estado do Amazonas

Autores

  • Silvane Mascarenhas de Almeida Universidade Federal do Amazonas/Professora Assistente
  • Ronilda Rodrigues Couto da Silva Universidade Federal do Amazonas/Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEUFAM https://orcid.org/0000-0002-2248-657X
  • Fabiane Maia Garcia Universidade Federal do Amazonas/Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEUFAM https://orcid.org/0000-0003-0121-0416

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.84550

Palavras-chave:

abordagem metodológica, materialismo histórico-dialético, teses, pesquisas

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender a abordagem metodológica do materialismo histórico-dialético nas teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, no período de 2018-2023. Busca-se fazer uma descrição sobre que maneira o materialismo histórico-dialético guia a construção dos instrumentos das pesquisas, bem como os procedimentos de análise dos dados. Propõe-se um estudo de caráter qualitativo acerca das 37 teses publicadas pelos egressos do curso de doutorado do PPGE na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM. Esses utilizaram a abordagem do materialismo histórico-dialético como metodologia. A análise revelou uma forte presença do materialismo histórico-dialético (MHD), evidenciando uma abordagem crítica das dinâmicas sociais e educacionais. Apesar da aplicação robusta do MHD, observou-se uma dificuldade em articular teoria e prática devido à complexidade dos contextos específicos, resultando em análises que às vezes não capturaram totalmente as nuances educacionais. Para aprimorar a eficácia do MHD, é necessário um maior foco na contextualização local e na adaptação das ferramentas teóricas. O futuro das pesquisas no campo pode beneficiar-se de uma integração mais profunda entre a crítica social e a análise histórica, promovendo práticas pedagógicas mais equitativas.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

ALMEIDA, Silvane Mascarenhas de; RODRIGUES COUTO DA SILVA, Ronilda; MAIA GARCIA, Fabiane. O materialismo histórico-dialético nas pesquisas na área de educação no estado do Amazonas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.84550. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84550. Acesso em: 8 out. 2025.