O materialismo histórico-dialético nas pesquisas na área de educação no estado do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84550Palavras-chave:
abordagem metodológica, materialismo histórico-dialético, teses, pesquisasResumo
O presente estudo tem por objetivo compreender a abordagem metodológica do materialismo histórico-dialético nas teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, no período de 2018-2023. Busca-se fazer uma descrição sobre que maneira o materialismo histórico-dialético guia a construção dos instrumentos das pesquisas, bem como os procedimentos de análise dos dados. Propõe-se um estudo de caráter qualitativo acerca das 37 teses publicadas pelos egressos do curso de doutorado do PPGE na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM. Esses utilizaram a abordagem do materialismo histórico-dialético como metodologia. A análise revelou uma forte presença do materialismo histórico-dialético (MHD), evidenciando uma abordagem crítica das dinâmicas sociais e educacionais. Apesar da aplicação robusta do MHD, observou-se uma dificuldade em articular teoria e prática devido à complexidade dos contextos específicos, resultando em análises que às vezes não capturaram totalmente as nuances educacionais. Para aprimorar a eficácia do MHD, é necessário um maior foco na contextualização local e na adaptação das ferramentas teóricas. O futuro das pesquisas no campo pode beneficiar-se de uma integração mais profunda entre a crítica social e a análise histórica, promovendo práticas pedagógicas mais equitativas.
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