A vida escolar de adolescentes refugiados(as) e migrantes:
um olhar pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.81387Palavras-chave:
migração, adolescentes, educação, dificuldadesResumo
Este artigo tem como base uma pesquisa de mestrado que investiga os múltiplos aspectos das dificuldades enfrentadas por adolescentes migrantes e refugiados (as) no processo de escolarização no Brasil. Apresenta, ainda, os resultados de uma dissertação desenvolvida a partir da escrita de cartas pedagógicas por estudantes adolescentes na cidade de Maringá, no estado do Paraná. Como metodologia, adotou-se o estudo de caso, envolvendo alunos (as) adolescentes sírios (as), ucranianos(as) e venezuelanos (as), com idades entre 12 e 17 anos, participantes de uma organização não governamental (ONG) localizada em Maringá, no período de contraturno escolar. Quatro estudantes partilharam suas experiências. Além da produção de cartas pedagógicas pelos estudantes, utilizaram-se questionários sociodemográficos como procedimentos metodológicos. O estudo pautou-se, principalmente, nas cartas pedagógicas das obras de Freire (1994, 2000, 2005, 2011, 2022). A partir dos levantamentos bibliográficos e das cartas pedagógicas, verificou-se dificuldades geradas pelas barreiras do idioma, pelo preconceito, e pela falta de preparação das escolas e docentes. Esta pesquisa pretende, como resultado, promover reflexões que contribuam para educação brasileira no enfrentamento às demandas de alunos(as) migrantes internacionais nas instituições de ensino regulares, propiciando um olhar pedagógico intercultural, na urgência de novas perspectivas e metodologias.
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