Novos olhares sobre inclusão:

um olhar para nós mesmos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91198

Palavras-chave:

educação especial, inclusão educacional, práticas pedagógicas, formação de professores, políticas públicas

Resumo

Este artigo aborda os desafios contemporâneos da Educação Especial no contexto da educação inclusiva, discutindo práticas pedagógicas que favorecem a participação e a aprendizagem de todos os estudantes. Desvendando percepções dos professores acerca da inclusão, este artigo busca aprofundar a compreensão das dificuldades e potencialidades do processo de inclusão, analisando enunciados discursivos dos professores sobre esse tema. A pesquisa se direciona para algumas práticas docentes, através de entrevistas com professores do ensino fundamental, buscando olhares sobre potenciais preconceitos inconscientes em suas ações. A partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, problematiza-se a construção de espaços educacionais que respeitem a diversidade e promovam a equidade, destacando a importância de ações articuladas entre educadores, gestores e comunidade escolar. A metodologia adotada contempla uma análise teórico-prática fundamentada em referenciais teóricas sobre estigma e inclusão, articulando experiências desenvolvidas em contextos educacionais diversos. Os resultados apontam para a necessidade de repensar práticas pedagógicas tradicionais e investir na formação continuada dos profissionais da educação, a fim de consolidar uma escola democrática e inclusiva. Conclui-se que a efetivação de políticas públicas inclusivas exige esforços conjuntos e compromissos institucionais que garantam a participação ativa de todos os sujeitos na dinâmica escolar.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

SILVA DE SOUZA, Yasmim Ladirce; SEPTIMO LIMEIRA, Carolinne; CARNEIRO DA CONCEIÇÃO, Letícia. Novos olhares sobre inclusão:: um olhar para nós mesmos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91198. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91198. Acesso em: 30 set. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo