Novos olhares sobre inclusão:
um olhar para nós mesmos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91198Palavras-chave:
educação especial, inclusão educacional, práticas pedagógicas, formação de professores, políticas públicasResumo
Este artigo aborda os desafios contemporâneos da Educação Especial no contexto da educação inclusiva, discutindo práticas pedagógicas que favorecem a participação e a aprendizagem de todos os estudantes. Desvendando percepções dos professores acerca da inclusão, este artigo busca aprofundar a compreensão das dificuldades e potencialidades do processo de inclusão, analisando enunciados discursivos dos professores sobre esse tema. A pesquisa se direciona para algumas práticas docentes, através de entrevistas com professores do ensino fundamental, buscando olhares sobre potenciais preconceitos inconscientes em suas ações. A partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, problematiza-se a construção de espaços educacionais que respeitem a diversidade e promovam a equidade, destacando a importância de ações articuladas entre educadores, gestores e comunidade escolar. A metodologia adotada contempla uma análise teórico-prática fundamentada em referenciais teóricas sobre estigma e inclusão, articulando experiências desenvolvidas em contextos educacionais diversos. Os resultados apontam para a necessidade de repensar práticas pedagógicas tradicionais e investir na formação continuada dos profissionais da educação, a fim de consolidar uma escola democrática e inclusiva. Conclui-se que a efetivação de políticas públicas inclusivas exige esforços conjuntos e compromissos institucionais que garantam a participação ativa de todos os sujeitos na dinâmica escolar.
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