Relações entre as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física e a educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84286Palavras-chave:
educação física escolar, representações sociais, licenciatura em educação física, formação de professoresResumo
O presente estudo tem como objetivo estudar e discutir as propostas de formação das estruturas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física no estado do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a análise documental e exploratória das estruturas curriculares e das ementas dos cursos de licenciatura em educação física do estado do Rio de Janeiro. Para a análise das disciplinas e das ementas dos cursos de licenciatura em educação física, realizamos uma categorização temática divididas em blocos de análise. Os resultados do estudo indicam que as propostas de formação das estruturas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física, em geral, não compreendem as práticas escolares como eixo estruturante e organizador das ementas das disciplinas. Concluímos que existe uma lacuna entre os conhecimentos sobre o campo da educação física escolar nos cursos de licenciatura em educação física e a prática escolar para a preparação de um professor para atuar na escola.
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