Um estudo de caso sobre evasão e a sua relação com a forma de acesso ao ensino técnico integrado
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84399Palavras-chave:
ensino técnico integrado, evasão escolar, sistema de cotasResumo
Este manuscrito tem como objetivo realizar análises e reflexões inéditas sobre a evasão escolar observada em um curso técnico integrado e a relação existente com a forma na qual os discentes ingressaram no curso. Para isso, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa junto aos discentes que abandonaram o curso técnico integrado em eletroeletrônica ofertado pelo IFMG campus Ribeirão das Neves. Considerando a abordagem qualitativa para a obtenção e a análise dos dados, entrevistou-se todos os discentes evadidos entre os anos de 2017 e 2023 e se coletou os registros de atas de reuniões e de acompanhamentos pedagógicos realizados com eles durante a permanência no curso. Por seu turno, uma abordagem quantitativa foi utilizada para se agrupar as evasões em categorias conforme as motivações em comum. Em sequência, dividiu-se os discentes evadidos em cotistas e não cotistas. Verificou-se que os discentes cotistas foram mais vulneráveis a abandonarem o curso que os discentes não cotistas. Destacando-se como principais motivações para isso: a não adaptação a modalidade de ensino; a falta de uma inclusão efetiva relacionada às necessidades educacionais específicas do discente; e a dificuldade em acompanhar as disciplinas do curso. Objetivando a mitigação do índice de evasão dos discentes cotistas que ingressam nos cursos ofertados pela rede federal de ensino, recomenda-se a implementação de ações de divulgação de cursos, o fortalecimento dos núcleos de atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas e o desenvolvimento de ações de nivelamento de ensino.
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