Formação nos contextos de ensino:
uma revisão sistemática sobre a Aprendizagem Cooperativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91081Palavras-chave:
educação especial, formação, aprendizagem cooperativa, inclusão escolarResumo
À escolarização em caráter acessível cabe o desenvolvimento de uma proposta pensada na multiplicidade de características que compõe a diversidade do público no contexto escolar. Na intenção de produzir modificações nas práticas pedagógicas, o método de Aprendizagem Cooperativa tem sido discutido como modelo alternativo para possibilitar o desenvolvimento de diferentes competências e minimizar a desigualdade na aprendizagem. Este estudo tem o objetivo de identificar e analisar as produções científicas na literatura internacional que desenvolvem formações sobre o método de Aprendizagem Cooperativa, visando a compreender os efeitos da intervenção para o processo de aprendizagem no contexto escolar. A partir de uma revisão sistemática da literatura, as bases de dados para a captura das produções científicas foram: EBESCO, Scopus e Web of Science. Para o processo de seleção, os estudos foram transportados e armazenados na plataforma Rayyan, que contribuiu para identificar as produções duplicadas a partir da revisão de pares. Foram selecionados oito estudos na composição desta pesquisa. Os resultados dos estudos indicaram avanços no processo educacional com a intervenção desempenhada, os aspectos alterados se relacionaram com a mudança de postura dos estudantes com os pares, ao apresentarem atitudes positivas quanto ao trabalho em equipe, à elevação do processo de aprendizagem, que afetou o aspecto acadêmico e social, além da construção de uma ação docente em benefício da diversidade do público. Conclui-se que as formações desenvolvidas obtiveram resultados eficazes à medida que incentivaram a cooperação e o suporte mútuo e ampliaram a possibilidade de aprendizagem e a inclusão escolar no contexto escolar.
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