Formação nos contextos de ensino:

uma revisão sistemática sobre a Aprendizagem Cooperativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91081

Palavras-chave:

educação especial, formação, aprendizagem cooperativa, inclusão escolar

Resumo

À escolarização em caráter acessível cabe o desenvolvimento de uma proposta pensada na multiplicidade de características que compõe a diversidade do público no contexto escolar. Na intenção de produzir modificações nas práticas pedagógicas, o método de Aprendizagem Cooperativa tem sido discutido como modelo alternativo para possibilitar o desenvolvimento de diferentes competências e minimizar a desigualdade na aprendizagem. Este estudo tem o objetivo de identificar e analisar as produções científicas na literatura internacional que desenvolvem formações sobre o método de Aprendizagem Cooperativa, visando a compreender os efeitos da intervenção para o processo de aprendizagem no contexto escolar. A partir de uma revisão sistemática da literatura, as bases de dados para a captura das produções científicas foram: EBESCO, Scopus e Web of Science. Para o processo de seleção, os estudos foram transportados e armazenados na plataforma Rayyan, que contribuiu para identificar as produções duplicadas a partir da revisão de pares. Foram selecionados oito estudos na composição desta pesquisa. Os resultados dos estudos indicaram avanços no processo educacional com a intervenção desempenhada, os aspectos alterados se relacionaram com a mudança de postura dos estudantes com os pares, ao apresentarem atitudes positivas quanto ao trabalho em equipe, à elevação do processo de aprendizagem, que afetou o aspecto acadêmico e social, além da construção de uma ação docente em benefício da diversidade do público. Conclui-se que as formações desenvolvidas obtiveram resultados eficazes à medida que incentivaram a cooperação e o suporte mútuo e ampliaram a possibilidade de aprendizagem e a inclusão escolar no contexto escolar. 

Biografia do Autor

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

 

 

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

SOARES DE AMORIM, Marília Carollyne; RESENDE DA COSTA, Maria da Piedade; FERREIRA LOURENÇO, Gerusa. Formação nos contextos de ensino:: uma revisão sistemática sobre a Aprendizagem Cooperativa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91081. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91081. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo