Análise de práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado e da sala comum em duas escolas de educação infantil brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91262

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, deficiência, educação infantil, inclusão escolar, práticas pedagógicas

Resumo

Avançar nas discussões e nas práticas de organização do processo de inclusão na Educação Infantil é imprescindível para romper as barreiras educacionais que impedem o acesso da criança com deficiência ao ensino comum. Nesse contexto, tivemos como objetivos: a) analisar aspectos da organização das práticas pedagógicas com foco em espaços, tempos e materiais; b) identificar atividades da rotina de interação das crianças na sala comum e no atendimento educacional especializado (AEE) que contribuem para sua participação nas atividades. A coleta foi realizada em duas escolas do interior do estado de São Paulo, Brasil, com a participação de quatro professoras (duas da sala comum e duas do AEE) e suas respectivas crianças, uma com deficiência intelectual e outra com deficiência física. Foram conduzidas 12 sessões de observação in loco, registradas por meio de filmagens, fotos e anotações de campo. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados indicaram que as mediações pedagógicas auxiliaram as crianças conforme suas especificidades e garantiram a sua participação em momentos que permitiram notar: compreensão das instruções fornecidas pelas professoras; atenção; oferta de recursos e materiais para realização das atividades; suportes verbais, gestuais e físicos para auxiliar a criança a desenvolver as atividades. Constatamos que foi dada a devida importância à participação da criança com deficiência em atividades que dão suporte fundamental aos processos de escolarização e desenvolvimento infantil. Concluímos que os dados positivos destacados nesta pesquisa se devem ao trabalho articulado entre as professoras do AEE e a da sala comum, fator determinante para a promoção da participação da criança com deficiência junto aos seus pares no contexto da Educação Infantil.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

DOS SANTOS GUADAGNINO, Keli; PINHEIRO DE OLIVEIRA, Jáima; NARENE DAHWACHE CRIADO ROCHA, Aila. Análise de práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado e da sala comum em duas escolas de educação infantil brasileiras. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91262. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo