Análise de práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado e da sala comum em duas escolas de educação infantil brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91262Palavras-chave:
atendimento educacional especializado, deficiência, educação infantil, inclusão escolar, práticas pedagógicasResumo
Avançar nas discussões e nas práticas de organização do processo de inclusão na Educação Infantil é imprescindível para romper as barreiras educacionais que impedem o acesso da criança com deficiência ao ensino comum. Nesse contexto, tivemos como objetivos: a) analisar aspectos da organização das práticas pedagógicas com foco em espaços, tempos e materiais; b) identificar atividades da rotina de interação das crianças na sala comum e no atendimento educacional especializado (AEE) que contribuem para sua participação nas atividades. A coleta foi realizada em duas escolas do interior do estado de São Paulo, Brasil, com a participação de quatro professoras (duas da sala comum e duas do AEE) e suas respectivas crianças, uma com deficiência intelectual e outra com deficiência física. Foram conduzidas 12 sessões de observação in loco, registradas por meio de filmagens, fotos e anotações de campo. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados indicaram que as mediações pedagógicas auxiliaram as crianças conforme suas especificidades e garantiram a sua participação em momentos que permitiram notar: compreensão das instruções fornecidas pelas professoras; atenção; oferta de recursos e materiais para realização das atividades; suportes verbais, gestuais e físicos para auxiliar a criança a desenvolver as atividades. Constatamos que foi dada a devida importância à participação da criança com deficiência em atividades que dão suporte fundamental aos processos de escolarização e desenvolvimento infantil. Concluímos que os dados positivos destacados nesta pesquisa se devem ao trabalho articulado entre as professoras do AEE e a da sala comum, fator determinante para a promoção da participação da criança com deficiência junto aos seus pares no contexto da Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.