Atuação de profissionais de apoio escolar com crianças com necessidades complexas de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91298Palavras-chave:
educação inclusiva, educação infantil, profissional de apoio escolar, comunicação aumentativa e alternativaResumo
Crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação têm direito à Educação Infantil e aos serviços e aparatos necessários para o seu desenvolvimento. Um dos serviços que pode ser ofertado pela modalidade da Educação Especial é o profissional de apoio escolar. Assim, esta pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo pesquisa de campo e caracterizada como descritiva, tem como objetivo geral analisar o serviço do profissional de apoio escolar para o desenvolvimento das crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil da rede municipal de ensino de João Pessoa. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista e as observações. Foram sujeitos da pesquisa oito profissionais de apoio escolar que atuavam em três instituições de Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a atuação dos profissionais de apoio escolar se dava em aspectos relacionados aos cuidados das crianças e a questões de cunho pedagógico em menor proporção. Evidenciou-se a necessidade de ações articuladas e direcionadas já que no aspecto comunicativo as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação foram pouco assistidas nesses espaços.
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