Políticas de avaliação de aprendizagem no Brasil:
impactos da transferência de políticas internacionais na educação especial e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91323Palavras-chave:
políticas de educação especial, avaliação da aprendizagem, neoliberalismo, transferência de política internacionaisResumo
Este artigo analisou os estudos provenientes das bases de dados que retratam sobre as políticas de avaliação da aprendizagem no Brasil, assim como investigou os ideais neoliberais e neotecnicistas nas políticas de educação especial, a fim de investigar possíveis transferências de Políticas internacionais educacionais. Foram selecionados estudos e artigos nos bancos de dados da CAPES e SciELO para comporem o escopo de análise. Buscaram-se evidências de como as políticas educacionais de avaliação da aprendizagem, especificamente, das políticas de avaliação em larga escala que, por vezes, decorrem de documentos e organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO são incorporadas à prática da educação especial e inclusiva na realidade brasileira. Nesse sentido, o Neoliberalismo tangenciado no cenário global traz à tona influências externas para o Brasil. Deste modo, foi possível traçar um panorama crítico a partir de um pequeno número de estudos selecionados sobre como este tipo de ideologia e políticas produzidas influenciam e afetam diretamente a educação especial no contexto nacional, especialmente, no que concerne à conformação das políticas de avaliação em larga escala incorporadas e aplicadas no país. A pesquisa resultou no entendimento dos efeitos das políticas inclusivas advindas de organismos e documentos internacionais de modo a clarificar o lugar que os alunos elegíveis à educação especial ocupam nas práticas de avaliação brasileiras e evidenciar que, embora haja uma construção histórica em defesa dos direitos desse grupo, eles continuam, na prática, sendo excluídos dos processos de avaliação de aprendizagem.
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