Transtorno do espectro autista e as práticas baseadas em evidências:
o conhecimento do professor de educação infantil em questão
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83655Palavras-chave:
práticas baseadas em evidência, professores, educação infantil, transtorno do espectro autistaResumo
O presente artigo buscou identificar o conhecimento dos professores da educação infantil que atuam na no município do Rio de Janeiro sobre transtorno do espectro autista (TEA) e sobre práticas baseadas em evidências (PBE). Participaram da pesquisa 76 professores regentes e adjuntos que atuam em escolas e/ou creches municipais. Além da ficha de caracterização dos participantes, foi utilizado o questionário sobre TEA e PBE com questões abertas e fechadas, disponibilizado via formulário on-line, pela plataforma Google Forms. Os achados foram analisados em duas etapas: codificação das respostas abertas para gerar escores brutos da pontuação dos professores; e análises estatísticas desses escores sobre o conhecimento em TEA e PBE. Os resultados referentes ao conhecimento dos professores sobre TEA apontaram que eles conhecem parcialmente e de forma limitada os aspectos que envolvem a definição e as características desse transtorno. Em relação ao conhecimento sobre PBE, os resultados apontaram para o uso frequente de práticas comuns à rotina da sala de aula da educação infantil e, apesar de alguns participantes terem citado práticas que se encaixam em PBEs e relatarem conhecer as práticas citadas nas perguntas fechadas, demonstraram não conhecer as PBEs.
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