Deficiência intelectual:

refletindo sobre a mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91325

Palavras-chave:

educação especial, deficiência intelectual, inclusão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a relevância da mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento para estudantes com deficiência intelectual no contexto escolar. Este estudo originou-se de uma monografia que discute os resultados de práticas pedagógicas inclusivas em uma intervenção pedagógica realizada com um estudante com deficiência intelectual, em processo de alfabetização, matriculado no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Castelo/ES, Sudeste do Brasil. Os resultados indicaram que o estudante realizou as atividades propostas, planejadas considerando suas especificidades e mediadas por um adulto e pelos colegas, o que contribuiu para sua participação ativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, contribuindo para sua inclusão escolar. Entretanto, verificou-se que ainda existem muitos desafios e estigmas preconceituosos em relação à aprendizagem de estudantes com deficiência. Portanto, conclui-se que, embora existam políticas públicas e legislações voltadas à garantia do direito à inclusão, ainda se faz necessária a formação continuada de professores, que permita a reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas, superando os modelos de ensino engessados e excludentes.

Biografia do Autor

Graziele Falcão Bueno Guimarães, UFES

Holds a bachelor's degree in Portuguese Language Teaching from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (2023), and a postgraduate degree in Special Educational Needs and Inclusive Education from Faculdade FaSouza (2023). Currently pursuing a second teaching degree in Special Education through Grupo Educacional Faveni, and a postgraduate specialization in Inclusive Special Education from the Capixaba Open University Program (UnAC-Ifes). Has experience in the field of Education, with an emphasis on Portuguese language teaching and as an Educational Services Assistant. Additionally, has started a master’s degree in Teaching, Basic Education, and Teacher Training at the Federal University of Espírito Santo (UFES) – Alegre/ES.

Elizângela do Nascimento Cardoso Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bachelor’s degree in Pedagogy from Centro Universitário São Camilo - ES (2010). Specialist in Higher Education Teaching from Centro Universitário São Camilo - ES (2012), Human Rights Education from the Federal University of Espírito Santo (2017), and Arts from Faculdade FAVENI (2022). Master’s student at the Federal University of Espírito Santo (UFES) in the Graduate Program in Teaching, Basic Education, and Teacher Training. Works as a teacher in Early Childhood Education and the early years of Elementary School in the public school system under statutory employment (Conceição do Castelo-ES), and as a Pedagogue in the final years of Elementary School and High School, also under statutory employment – SEDU/ES.

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Ph.D. in Education from the Graduate Program in Education at the Federal University of Espírito Santo. Master’s degree in Public Management from the Federal University of Espírito Santo. Bachelor’s degree in Languages and Pedagogy from the Faculty of Philosophy, Sciences, and Letters of Alegre. Currently serves as Executive Secretary at the Federal University of Espírito Santo (UFES) – Alegre Campus. Has experience in the fields of Languages, Education, and Public Management. Conducts studies that interrelate teacher training, special education, rural education, cultures, and languages.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

FALCÃO BUENO GUIMARÃES, Graziele; DO NASCIMENTO CARDOSO BARBOSA, Elizângela; CURTY DE OLIVEIRA, Josiléia. Deficiência intelectual:: refletindo sobre a mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91325. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91325. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo