Deficiência intelectual:
refletindo sobre a mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91325Palavras-chave:
educação especial, deficiência intelectual, inclusãoResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a relevância da mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento para estudantes com deficiência intelectual no contexto escolar. Este estudo originou-se de uma monografia que discute os resultados de práticas pedagógicas inclusivas em uma intervenção pedagógica realizada com um estudante com deficiência intelectual, em processo de alfabetização, matriculado no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Castelo/ES, Sudeste do Brasil. Os resultados indicaram que o estudante realizou as atividades propostas, planejadas considerando suas especificidades e mediadas por um adulto e pelos colegas, o que contribuiu para sua participação ativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, contribuindo para sua inclusão escolar. Entretanto, verificou-se que ainda existem muitos desafios e estigmas preconceituosos em relação à aprendizagem de estudantes com deficiência. Portanto, conclui-se que, embora existam políticas públicas e legislações voltadas à garantia do direito à inclusão, ainda se faz necessária a formação continuada de professores, que permita a reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas, superando os modelos de ensino engessados e excludentes.
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