Práticas educativas e representações sociais no AEE:
sentidos construídos por professores e mediadores
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91330Palavras-chave:
representações sociais, atendimento educacional especializado, inclusãoResumo
Este artigo tem como objetivo conhecer as representações sociais acerca do trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em sala de recursos multifuncionais que são compartilhadas por professores do AEE e mediadores pedagógicos. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação usou o a pesquisa de campo através do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) com 166 participantes. Após a coleta, os dados foram processados no software IRAMUTEQ, avaliados e interpretados pela pesquisadora através da Nuvem de Palavras e a Árvore de Similitude para a representatividade em questão. Os resultados evidenciaram as representações sociais como um ato de compaixão em relação aos que tem deficiência, indicando o trabalho como uma prática educativa envolta por sentimentos, enfatizando a importância da afetividade. Nota-se a ancoragem no trabalho assistencialista e é visto como ambiente de reforço e sinaliza a necessidade de políticas públicas que apoiem a inclusão dos alunos com deficiência. As representações sociais dos professores e mediadores pedagógicos de Maricá sobre o AEE estão associadas aos elementos de inclusão e amor, estruturantes do Núcleo Central que se objetivam em uma prática educativa reproduzida no modelo assistencialista de inclusão.
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