Coleção didática de animais taxidermizados como ferramenta acessível no ensino a alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91284

Palavras-chave:

ensino de biologia, materiais didáticos, Libras

Resumo

Este artigo discute a relevância dos materiais didáticos acessíveis no ensino de Biologia para estudantes surdos do Ensino Médio, com foco na promoção de práticas pedagógicas inclusivas. Diante das barreiras enfrentadas por alunos surdos na compreensão de conteúdos científicos, evidencia-se a necessidade de metodologias que favoreçam sua participação efetiva no processo educacional. O estudo apresenta um material didático, acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), composto por slides com imagens de animais taxidermizados. O conteúdo foi desenvolvido com o intuito de facilitar a assimilação de conceitos relacionados à biodiversidade, conservação e proteção ambiental. A proposta busca ampliar o acesso ao conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e cidadãs dos estudantes surdos. Dessa forma, o presente trabalho destaca a importância da formação de professores quanto ao uso de recursos acessíveis e ao reconhecimento da diversidade linguística da comunidade surda. Evidencia-se, assim, que o uso de materiais e estratégias pedagógicas inclusivas é essencial para a efetiva educação equitativa, que valorize a pluralidade e garanta o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

MENDES, Mariana; CAMARGO DAROQUE, Samantha; FERREIRA BEZERRA SOUSA, Israel. Coleção didática de animais taxidermizados como ferramenta acessível no ensino a alunos surdos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91284. Acesso em: 19 set. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo