Coleção didática de animais taxidermizados como ferramenta acessível no ensino a alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91284Palavras-chave:
ensino de biologia, materiais didáticos, LibrasResumo
Este artigo discute a relevância dos materiais didáticos acessíveis no ensino de Biologia para estudantes surdos do Ensino Médio, com foco na promoção de práticas pedagógicas inclusivas. Diante das barreiras enfrentadas por alunos surdos na compreensão de conteúdos científicos, evidencia-se a necessidade de metodologias que favoreçam sua participação efetiva no processo educacional. O estudo apresenta um material didático, acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), composto por slides com imagens de animais taxidermizados. O conteúdo foi desenvolvido com o intuito de facilitar a assimilação de conceitos relacionados à biodiversidade, conservação e proteção ambiental. A proposta busca ampliar o acesso ao conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e cidadãs dos estudantes surdos. Dessa forma, o presente trabalho destaca a importância da formação de professores quanto ao uso de recursos acessíveis e ao reconhecimento da diversidade linguística da comunidade surda. Evidencia-se, assim, que o uso de materiais e estratégias pedagógicas inclusivas é essencial para a efetiva educação equitativa, que valorize a pluralidade e garanta o direito à aprendizagem de todos os estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.