As políticas de educação em tempo integral e inclusiva:
entrevista com a Senadora Teresa Leitão
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91120Palavras-chave:
educação especial, ciclo de políticas, políticas educacionais, acessibilidade policêntrica, educação integralResumo
O presente artigo aborda a intersecção e os desafios das políticas educacionais brasileiras, com foco na educação em tempo integral e na educação especial inclusiva. A partir de uma entrevista com a Senadora Teresa Leitão, representante da educação no Senado, discute-se as dificuldades e as estratégias para a implementação eficaz dessas políticas no Brasil – especialmente a necessidade de adequação das escolas de tempo integral para atender alunos do público da educação especial. A entrevista explora as soluções possíveis para integrar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro do formato das escolas de tempo integral, considerando as particularidades dos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Além disso, são abordadas questões cruciais sobre o financiamento via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a formação de professores e a infraestrutura necessária para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e acessível. Ao longo da conversa, a Senadora destaca a importância do regime de colaboração entre os diferentes níveis de governo, entre os setores de educação e saúde. Fala ainda da ampliação de recursos financeiros e da adaptação curricular como formas de superar os obstáculos que ainda limitam o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI).
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