Estratégias dialógicas na formação de pedagogas para a educação especial na perspectiva inclusiva:
um inédito viável
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91343Palavras-chave:
educação especial, educação inclusiva, formação de professoras, dialogismoResumo
Objetivamos neste texto enunciar um desenho formativo no contexto do componente curricular Educação Especial, a partir da experiência com professoras em formação inicial. Para tanto, sua tessitura reflexiva apresenta a Educação Especial enquanto inédito viável. A abordagem teórico-epistemológica adotada enfatiza a interação responsiva entre professora e licenciandas, compreendendo a educação e a formação enquanto atos éticos e responsivos. O desenho formativo proposto está estruturado em três dimensões ontológicas centrais: o espaço-valorativo, a temporalidade plural (policrônica) e o dialogismo radical (polifônico) e em quatro eixos: ético, estético e técnico e político. Ademais, encontra-se sistematizado teórico-metodologicamente em três etapas: Ambientação, Imersão e Inventação que, através de estratégias didáticas, a exemplo dos Círculos de Sentido e das Leituras Dialógicas, permitiu trocas e construções de conhecimentos sobre a(s) deficiência(s) e estratégias de ensino na Educação Especial e Inclusão Escolar. Estas se apresentaram como dispositivos pedagógicos que favorecem a formação em Pedagogia a partir do encontro entre múltiplas vozes, promovendo um espaço de experimentação ativa, de diálogo e transformação.
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