v. 15 (2023)

					Visualizar v. 15 (2023)
Publicado: 2023-01-10

Apresentação

  • EDITORIAL

    Edicléa Mascarenhas Fernandes, Leandro Sartori, Pâmela Esteves, Marcelle Medeiros Teixeira, Hector Renan da Silveira Calixto
    e73580
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73580

Dossiê

  • DOSSIÊ: PELOS MEANDROS DA BNCC

    Ceres Ferreira Carneiro, Felipe Bastos Mansur
    e80287
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.80287
  • As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem

    Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
    e78391
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391
  • A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL

    Marcos Vinícius Ferreira Oliveira
    e78729
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729
  • GÊNERO, DIVERSIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: para além do enclausuramento dos armários curriculares

    André Luís Mourão de Uzêda
    e78361
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78361
  • BNCC DEMOCRÁTICA? UMA CARTOGRAFIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL

    Alice Moraes Rego de Souza
    e78498
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78498
  • AUTOVERDADES DE UMA BASE IMPOSTA EM UMA EDUCAÇÃO EXPOSTA

    Shayane França Lopes
    e78321
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78321
  • BNCC E O ENSINO DE LITERATURA: o trabalho nas trincheiras e frinchas para (quem sabe) abrir portões

    Nataniel Mendes
    e78709
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78709
  • PELOS MEANDROS DA BNCC

    Ceres Ferreira Carneiro, Felipe Bastos Mansur
    e78579
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78579
  • DECOLONIZAR O CURRÍCULO É POSSÍVEL? APONTAMENTOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Ricardo de Souza Janoario
    e78553
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78553
  • LÍNGUA FALADA E (OU) LÍNGUA ESCRITA? A BNCC E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB UMA ANÁLISE DISCURSIVA

    Elaine Pereira Daróz, Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo
    e78348
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78348
  • DOSSIÊ: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS

    Maria Alice Rezende Gonçalves, Ahyas Siss
    e73581
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73581
  • O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DA FUNDAÇÃO CECIERJ (PVS) E O SER NEGRO (A)

    Gabriela Alves da Silva Nagamatsu, Maria Alice Rezende Gonçalves
    e70567
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70567
  • QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study

    Ahyas Siss, Angela Ferreira Pace
    e70432
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432
  • A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: entre a representatividade e a produção acadêmica

    DEBORA CRISTINA JEFFREY
    e70348
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70348
  • MEMÓRIAS, DEBATES E PRODUÇÕES: TECENDO ALGUNS DEBATES ACERCA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

    SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
    e68896
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.68896
  • EVENTOS E IDENTIDADE NEGRA NA UNIVERSIDADE

    Tatiane de Oliveira, Sérgio Pereira dos Santos
    e70322
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70322
  • AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção

    Alessandra Pio
    e70433
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO BÁSICO – IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE

    RICARDO Dias da COSTA, Marize Conceição de Jesus, Ivan Cerqueira de Oliveira Silva
    e70333
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70333
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UM OLHAR A PARTIR DA DIRETORIA SISTÊMICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS

    Cacilda Ferreira dos Reis, Marcilene Garcia de Souza, Valdeluce Nascimento Santos
    e70531
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70531
  • DOSSIÊ: QUANDO AS PERIFERIAS PESQUISAM: teorias e metodologias insurgentes

    Clarissa de Arruda Nicolaiewsky, Diogo Silva do Nascimento, Lourenço Cezar da Silva Correia
    e77830
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.77830
  • INTELECTUAIS INSURGENTES: NEPS-CEASM, O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DA FAVELA DA MARÉ

    Francisco Overlande Manço de Souza, Humberto Salustriano da Silva, Aryanne Paiva da Felicidade
    e74277
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74277
  • DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista

    Maria Cecilia Rocha de Castro, Alzira Batalha Alcântara
    e73166
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166
  • SONHAR COM A SORBONNE? VOCÊ VEIO DO VALE DO IPÊ! A cor da Baixada Fluminense

    Ana Sarah Cardoso Teixeira - Ndandá Kialunda, Geisa Ferreira
    e73329
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73329
  • A NARRATIVA-ESCREVIVÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA POLÍTICA

    Queiti Cristina Pereira SILVA, Carmen Silva Sanches
    e73399
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73399
  • PESQUISA POR DEMANDA E INTELECTUAIS INSURGENTES outras aprendizagens no campo da educação e das ciências sociais

    Claudia Miranda, Fabiola Nascimento Camilo, Luciano da Silva Pereira
    e76759
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759
  • MULHERES EVANGÉLICAS E CONSERVADORISMO: aproximações analíticas sob as lentes de gênero e raça

    Elisabete Pereira da Silva Nascimento, Márcia dos Santos Macedo, Sandra Maria Cerqueira da Silva
    e74542
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74542
  • MUSEU DA MARÉ – QUANDO A MEMÓRIA SE TORNA FERRAMENTA DE LUTA E RESISTÊNCIA

    Lourenço Cezar da Silva, Diogo Silva do Nascimento
    e73540
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73540

Artigos

  • REFLEXÕES SOBRE OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção

    GILBERTO SOUSA SILVA, ERIOSVALDO LIMA BARBOSA, André Felipe Seabra dos Santos
    e75003
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75003
  • A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PARA TODOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO.

    Jociene Araujo Lima, Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Meyre Ester Barbosa de Oliveira
    e76639
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76639
  • EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Desdobramentos em uma instituição da rede federal de educação, ciência e tecnologia

    Fernando Eduardo Maia, Michele Ramos da Silva Conceição, Niltom Vieira Junior
    e76797
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76797
  • NOTAS DE UMA PESQUISA COM INTELECTUAIS NEGROS(AS) DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) DA BAHIA/APNB: “amefricanizando” experiências em um “xirê” epistêmico decolonial

    Luiz Gustavo Santos da Silva Gustavo Santos
    e66626
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.66626
  • ECOLOGIZANDO E DIALOGIZANDO SABERES DECOLONIAIS, PÓS-HUMANISTAS E INDÍGENAS PARA SE (RE)PENSAR A LINGUAGEM

    Victor Hugo Oliveira Magalhães
    e72661
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.72661
  • DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS PERIFÉRICAS NA LITERATURA CIENTÍFICA: uma revisão sistemática (2011-2020)

    Tadeu Lucas de Lavor Filho, Luciana Lobo Miranda
    e73106
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73106
  • O RACISMO COTIDIANO: UM CASO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIBERCULTURA

    Maristela Midlej Araujo Veloso, Edmea Oliveira dos Santos, Kathia Marise Borges Sales
    e71243
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.71243
  • Matemática das Encruzilhadas

    Alessandra Bigois, Wellerson Quintaneiro
    e72712
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.72712
  • “VENEZOLANOS EN DOURADOS MS”: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO DE COMUNIDADES IMIGRANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

    Guélmer Júnior Almeida de Faria
    e74521
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74521
  • DA PALAVRA À PERFORMANCE: MEMÓRIA E FICÇÃO NO TRAP

    Jorge Adrihan Nascimento Moraes
    e74418
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74418
  • O NOVO MAIS EDUCAÇÃO E OS LIMITES DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

    Juliana Vieira Jordão, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, André Dioney Fonseca
    e74719
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74719
  • O DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM IMPLEMENTAR NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

    Quézia Fragoso Xabregas, Tania Suely Azevedo Brasileiro
    e74098
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74098
  • DESCOLONIZAR A ANÁLISE DO DISCURSO BRASILEIRA: um ensaio acerca da formação imaginária eurocêntrica

    Thiago Barbosa Soares
    e74881
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74881
  • INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo em cursos de Administração e Ciências Contábeis em Boa Vista, Roraima

    Janaína Aparecida Costa Ribeiro, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
    e74853
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74853
  • EDUCAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: o lugar do corpo na aprendizagem de alunos na região amazônica

    Rosenilma Branco Rodrigues, Hergos Ritor Fróes de Couto
    e74893
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74893
  • QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS BALIZADAS POR DIMENSÕES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

    Catiucia Anselmo Funari, Renata Hernandez Lindemann
    e74931
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74931
  • A mística na formação via alternância: a experiência da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues - EFAR

    Ricardo Pereira Alves
    e74673
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74673
  • DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO EDUCATIVA EM VIVÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    Jonathan Alves Martins, Winifred Knox
    e74474
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74474
  • DIFERENTES ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

    Ana Célia de Jesus Martins, Maria Neuraildes Gomes Viana, Manoel dos Santos Costa
    e74665
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74665
  • ELEMENTOS TEÓRICO E PRÁTICOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: RE-SIGNIFICAR OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM EAD

    Desire Luciane Dominschek Lima, Elaine Oliveira Santos
    e74722
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74722
  • A RELAÇÃO ENTRE O MOTIVO E A ATIVIDADE DE ESTUDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: uma revisão

    Gisleine Cristina da Silva, Heloisa Toshie Irie Saito
    e75207
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75207
  • TRABALHO, CULTURA E IDENTIDADE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ

    Vanderlei Amboni, Elias Brandão
    e75163
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75163
  • RISCOS: deslocamentos, espoliação de migrantes e refugiados

    Alexandre Ribeiro Neto, Rodrigo Santos Pinto
    e73416
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73416
  • O ESPAÇO DA FÁBRICA TAMBÉM PODE SER HABITADO POR LIVROS E LEITORES

    Izandra Alves, Luana Paula Maldaner, Raiane Samira Gondim
    e74857
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74857