Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 (2023)
v. 15 (2023)
Publicado:
2023-01-10
Apresentação
EDITORIAL
Edicléa Mascarenhas Fernandes, Leandro Sartori, Pâmela Esteves, Marcelle Medeiros Teixeira, Hector Renan da Silveira Calixto
e73580
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73580
Dossiê
DOSSIÊ: PELOS MEANDROS DA BNCC
Ceres Ferreira Carneiro, Felipe Bastos Mansur
e80287
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.80287
As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
e78391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391
A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL
Marcos Vinícius Ferreira Oliveira
e78729
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729
GÊNERO, DIVERSIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: para além do enclausuramento dos armários curriculares
André Luís Mourão de Uzêda
e78361
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78361
BNCC DEMOCRÁTICA? UMA CARTOGRAFIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL
Alice Moraes Rego de Souza
e78498
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78498
AUTOVERDADES DE UMA BASE IMPOSTA EM UMA EDUCAÇÃO EXPOSTA
Shayane França Lopes
e78321
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78321
BNCC E O ENSINO DE LITERATURA: o trabalho nas trincheiras e frinchas para (quem sabe) abrir portões
Nataniel Mendes
e78709
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78709
PELOS MEANDROS DA BNCC
Ceres Ferreira Carneiro, Felipe Bastos Mansur
e78579
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78579
DECOLONIZAR O CURRÍCULO É POSSÍVEL? APONTAMENTOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Ricardo de Souza Janoario
e78553
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78553
LÍNGUA FALADA E (OU) LÍNGUA ESCRITA? A BNCC E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Elaine Pereira Daróz, Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo
e78348
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78348
DOSSIÊ: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS
Maria Alice Rezende Gonçalves, Ahyas Siss
e73581
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73581
O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DA FUNDAÇÃO CECIERJ (PVS) E O SER NEGRO (A)
Gabriela Alves da Silva Nagamatsu, Maria Alice Rezende Gonçalves
e70567
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70567
QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study
Ahyas Siss, Angela Ferreira Pace
e70432
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432
A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: entre a representatividade e a produção acadêmica
DEBORA CRISTINA JEFFREY
e70348
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70348
MEMÓRIAS, DEBATES E PRODUÇÕES: TECENDO ALGUNS DEBATES ACERCA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
e68896
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.68896
EVENTOS E IDENTIDADE NEGRA NA UNIVERSIDADE
Tatiane de Oliveira, Sérgio Pereira dos Santos
e70322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70322
AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção
Alessandra Pio
e70433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433
AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO BÁSICO – IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE
RICARDO Dias da COSTA, Marize Conceição de Jesus, Ivan Cerqueira de Oliveira Silva
e70333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70333
AÇÕES AFIRMATIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UM OLHAR A PARTIR DA DIRETORIA SISTÊMICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS
Cacilda Ferreira dos Reis, Marcilene Garcia de Souza, Valdeluce Nascimento Santos
e70531
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70531
DOSSIÊ: QUANDO AS PERIFERIAS PESQUISAM: teorias e metodologias insurgentes
Clarissa de Arruda Nicolaiewsky, Diogo Silva do Nascimento, Lourenço Cezar da Silva Correia
e77830
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.77830
INTELECTUAIS INSURGENTES: NEPS-CEASM, O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DA FAVELA DA MARÉ
Francisco Overlande Manço de Souza, Humberto Salustriano da Silva, Aryanne Paiva da Felicidade
e74277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74277
DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista
Maria Cecilia Rocha de Castro, Alzira Batalha Alcântara
e73166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166
SONHAR COM A SORBONNE? VOCÊ VEIO DO VALE DO IPÊ! A cor da Baixada Fluminense
Ana Sarah Cardoso Teixeira - Ndandá Kialunda, Geisa Ferreira
e73329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73329
A NARRATIVA-ESCREVIVÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA POLÍTICA
Queiti Cristina Pereira SILVA, Carmen Silva Sanches
e73399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73399
PESQUISA POR DEMANDA E INTELECTUAIS INSURGENTES
outras aprendizagens no campo da educação e das ciências sociais
Claudia Miranda, Fabiola Nascimento Camilo, Luciano da Silva Pereira
e76759
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759
MULHERES EVANGÉLICAS E CONSERVADORISMO: aproximações analíticas sob as lentes de gênero e raça
Elisabete Pereira da Silva Nascimento, Márcia dos Santos Macedo, Sandra Maria Cerqueira da Silva
e74542
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74542
MUSEU DA MARÉ – QUANDO A MEMÓRIA SE TORNA FERRAMENTA DE LUTA E RESISTÊNCIA
Lourenço Cezar da Silva, Diogo Silva do Nascimento
e73540
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73540
Artigos
REFLEXÕES SOBRE OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção
GILBERTO SOUSA SILVA, ERIOSVALDO LIMA BARBOSA, André Felipe Seabra dos Santos
e75003
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75003
A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PARA TODOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO.
Jociene Araujo Lima, Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Meyre Ester Barbosa de Oliveira
e76639
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76639
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Desdobramentos em uma instituição da rede federal de educação, ciência e tecnologia
Fernando Eduardo Maia, Michele Ramos da Silva Conceição, Niltom Vieira Junior
e76797
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76797
NOTAS DE UMA PESQUISA COM INTELECTUAIS NEGROS(AS) DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) DA BAHIA/APNB: “amefricanizando” experiências em um “xirê” epistêmico decolonial
Luiz Gustavo Santos da Silva Gustavo Santos
e66626
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.66626
ECOLOGIZANDO E DIALOGIZANDO SABERES DECOLONIAIS, PÓS-HUMANISTAS E INDÍGENAS PARA SE (RE)PENSAR A LINGUAGEM
Victor Hugo Oliveira Magalhães
e72661
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.72661
DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS PERIFÉRICAS NA LITERATURA CIENTÍFICA: uma revisão sistemática (2011-2020)
Tadeu Lucas de Lavor Filho, Luciana Lobo Miranda
e73106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73106
O RACISMO COTIDIANO: UM CASO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIBERCULTURA
Maristela Midlej Araujo Veloso, Edmea Oliveira dos Santos, Kathia Marise Borges Sales
e71243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.71243
Matemática das Encruzilhadas
Alessandra Bigois, Wellerson Quintaneiro
e72712
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.72712
“VENEZOLANOS EN DOURADOS MS”: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO DE COMUNIDADES IMIGRANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Guélmer Júnior Almeida de Faria
e74521
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74521
DA PALAVRA À PERFORMANCE: MEMÓRIA E FICÇÃO NO TRAP
Jorge Adrihan Nascimento Moraes
e74418
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74418
O NOVO MAIS EDUCAÇÃO E OS LIMITES DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL
Juliana Vieira Jordão, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, André Dioney Fonseca
e74719
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74719
O DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM IMPLEMENTAR NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Quézia Fragoso Xabregas, Tania Suely Azevedo Brasileiro
e74098
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74098
DESCOLONIZAR A ANÁLISE DO DISCURSO BRASILEIRA: um ensaio acerca da formação imaginária eurocêntrica
Thiago Barbosa Soares
e74881
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74881
INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo em cursos de Administração e Ciências Contábeis em Boa Vista, Roraima
Janaína Aparecida Costa Ribeiro, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
e74853
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74853
EDUCAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: o lugar do corpo na aprendizagem de alunos na região amazônica
Rosenilma Branco Rodrigues, Hergos Ritor Fróes de Couto
e74893
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74893
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS BALIZADAS POR DIMENSÕES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Catiucia Anselmo Funari, Renata Hernandez Lindemann
e74931
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74931
A mística na formação via alternância: a experiência da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues - EFAR
Ricardo Pereira Alves
e74673
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74673
DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO EDUCATIVA EM VIVÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Jonathan Alves Martins, Winifred Knox
e74474
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74474
DIFERENTES ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Ana Célia de Jesus Martins, Maria Neuraildes Gomes Viana, Manoel dos Santos Costa
e74665
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74665
ELEMENTOS TEÓRICO E PRÁTICOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: RE-SIGNIFICAR OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM EAD
Desire Luciane Dominschek Lima, Elaine Oliveira Santos
e74722
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74722
A RELAÇÃO ENTRE O MOTIVO E A ATIVIDADE DE ESTUDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: uma revisão
Gisleine Cristina da Silva, Heloisa Toshie Irie Saito
e75207
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75207
TRABALHO, CULTURA E IDENTIDADE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ
Vanderlei Amboni, Elias Brandão
e75163
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75163
RISCOS: deslocamentos, espoliação de migrantes e refugiados
Alexandre Ribeiro Neto, Rodrigo Santos Pinto
e73416
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73416
O ESPAÇO DA FÁBRICA TAMBÉM PODE SER HABITADO POR LIVROS E LEITORES
Izandra Alves, Luana Paula Maldaner, Raiane Samira Gondim
e74857
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74857
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems