REFLEXÕES SOBRE OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75003

Palavras-chave:

Violências, Bullying, Família, Segurança, Escola.

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca do aumento dos índices de violência nas escolas e busca dialogar sobre a percepção docente sobre as causas, efeitos e prevenção no intuito de ampliar pesquisas acadêmicas sobre este fenômeno que assola e amedronta gestores, professores, alunos e familiares na contemporaneidade. A pesquisa teve como embrião os diálogos realizados a partir da disciplina de seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí, visto que no ano de 2023 os índices de violência nas escolas foram alarmantes, o que desencadeou a necessidade da realização do artigo. Objetivou-se identificar os possíveis impactos das violências reproduzidas em ambiente escolar. Além de reunir informações sobre as percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção das violências em ambiente escolar. Os caminhos teóricos metodológicos percorridos pelo artigo, estão embasados em investigações bibliográficas por intermédio da literatura já produzida. Pode-se dizer ainda que em linhas gerais este processo deu-se pela busca de obras atualizadas e que apresentassem um alimento ao problema levantado por este artigo. Assim, buscou-se priorizar a inclusão de obras recentes, escolhidas por sua qualidade, relevância e problematização coerente com este artigo. Este caracteriza-se de um estudo qualitativo e quantitativo pelo fato de além de utilizar-se da literatura já produzida, aplicar uma pesquisa de campo por intermédio da ferramenta Google forms na qual foi divulgada e posteriormente respondida por seis professores e uma gestora de uma escola pública estadual da cidade de Pedreiras-MA, localizada à 283 km da capital São Luís do Maranhão. A partir dos resultados alcançados é possível refletir sobre a percepção dos profissionais da educação quanto à problemática da violência, que propaga o medo entre alunos, professores e afeta a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que é necessário atividades preventivas; rodas de conversa; campanhas; palestras; aproximação da escola às famílias e o estabelecimento de um diálogo aberto entre professores, alunos e familiares.  Essas ações podem facilitar o trabalho desenvolvido pela escola e manter um ambiente sadio e frutífero para boas relações entre os atores que constituem o ambiente escolar e o processo de combate à violência escolar.

Biografia do Autor

GILBERTO SOUSA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Licenciado em História pela Universidade Metropolitana de Santos (2020). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco (2017). Especializado em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Educação São Francisco- FAESF (2019). Especializado em docência do ensino de História na Educação Básica- FEMAF (2020). Especializado em Docência do Ensino Superior- FAESF (2022). Pós- graduando em Informática na Educação - IFMA (2022). Professor de História e Arte na educação Básica Municipal de Trizidela do Vale- MA (2020/2021). Professor de História no Instituto Federal do Maranhão (ATUAL). Docente e coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco- FAESF (2017 -atual). Bolsista da Universidade Aberta do Brasil - UAB /CAPES/MEC Professor Formador I - Orientador de TCC UEMANET/UEMA. Aprovado em Exame de Proficiência em Língua Espanhola pelo Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Maranhão (2022).

ERIOSVALDO LIMA BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia; em 2010-2011 realizou doutorado Sandwich à l'Université de Strasbourg, no Laboratório de Cultures et Sociétés en Europa - França, através do Programa CAPES/COFECUB. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Cadeia produtiva; Cultura e modos de vida de populações rurais; Cultura popular rural; Índice de Condição de Vida (ICV) de populações rurais; Cultura e Desenvolvimento; Desenvolvimento Rural com foco territorial; Agricultura familiar e Assentamentos Rurais; Know-how em novas tecnologias para coleta, administração e compartilhamento de dados de campo: ODK, koboCollect, XlsForm; Now-how em Smarth Surveys; Questionários inteligentes e escaláveis. Pesquisador Cnpq (modalidade APQ) de 2014 a 2017, cujo auxílio permitiu a criação do NEDET - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial no Piaui, atuando, principalmente, no estudo dos Territórios Entre Rios e Carnaubais (47 municípios), com foco nas seguintes Áreas de Extensão: assessoria de gênero; assessoria de gestão social; assessoria de inclusão produtiva de homens, mulheres e jovens a mercados tradicionais e institucionais; Áreas de Pesquisa: estudo da cadeia produtiva da cajucultura, em Entre Rios; Estudo da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, em Carnaubais. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Planejamento e Política Agrícola (DPPA), ministrando Sociologia para as Ciências Agrárias e Antropologia Rural e professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS.

André Felipe Seabra dos Santos, FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO-FAESF

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco-FAESF.

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

SILVA, G. S., BARBOSA, E. L., & Seabra dos Santos, A. F. (2023). REFLEXÕES SOBRE OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção . Periferia, 15, e75003. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75003

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Artigos