REFLEXÕES SOBRE OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75003Keywords:
Violências, Bullying, Família, Segurança, Escola.Abstract
O artigo apresenta reflexões acerca do aumento dos índices de violência nas escolas e busca dialogar sobre a percepção docente sobre as causas, efeitos e prevenção no intuito de ampliar pesquisas acadêmicas sobre este fenômeno que assola e amedronta gestores, professores, alunos e familiares na contemporaneidade. A pesquisa teve como embrião os diálogos realizados a partir da disciplina de seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí, visto que no ano de 2023 os índices de violência nas escolas foram alarmantes, o que desencadeou a necessidade da realização do artigo. Objetivou-se identificar os possíveis impactos das violências reproduzidas em ambiente escolar. Além de reunir informações sobre as percepções docentes sobre as causas, efeitos e prevenção das violências em ambiente escolar. Os caminhos teóricos metodológicos percorridos pelo artigo, estão embasados em investigações bibliográficas por intermédio da literatura já produzida. Pode-se dizer ainda que em linhas gerais este processo deu-se pela busca de obras atualizadas e que apresentassem um alimento ao problema levantado por este artigo. Assim, buscou-se priorizar a inclusão de obras recentes, escolhidas por sua qualidade, relevância e problematização coerente com este artigo. Este caracteriza-se de um estudo qualitativo e quantitativo pelo fato de além de utilizar-se da literatura já produzida, aplicar uma pesquisa de campo por intermédio da ferramenta Google forms na qual foi divulgada e posteriormente respondida por seis professores e uma gestora de uma escola pública estadual da cidade de Pedreiras-MA, localizada à 283 km da capital São Luís do Maranhão. A partir dos resultados alcançados é possível refletir sobre a percepção dos profissionais da educação quanto à problemática da violência, que propaga o medo entre alunos, professores e afeta a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que é necessário atividades preventivas; rodas de conversa; campanhas; palestras; aproximação da escola às famílias e o estabelecimento de um diálogo aberto entre professores, alunos e familiares. Essas ações podem facilitar o trabalho desenvolvido pela escola e manter um ambiente sadio e frutífero para boas relações entre os atores que constituem o ambiente escolar e o processo de combate à violência escolar.
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