INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo em cursos de Administração e Ciências Contábeis em Boa Vista, Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74853

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino Superior, Inovações Pedagógicas

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para que a interdisciplinaridade ocorra no Ensino Superior, em especial nos cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio da Amazônia, cidade de Boa Vista – Roraima (RR). Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir da metodologia de estudo de caso, recorrendo aos procedimentos técnicos de revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários a estudantes e entrevistas com docentes. Concluiu-se que o uso das TIC, na visão dos alunos e professores, pode contribuir para superar as barreiras disciplinares e promover inovações nos cursos de graduação em administração e contabilidade, desde que seu uso tenham uma perspectiva crítica e formativa.

Biografia do Autor

Janaína Aparecida Costa Ribeiro, Centro Universitário Estácio da Amazônia, RR, Brasil

Mestre em Educação pela Unesa. Especialista em Educação a Distância pela Uniseb. Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica pela Uninter. Bacharel em Administração pela Estácio Amazônia. Professora e Coordenado do Curso de Administração da Estácio Amazônia.

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis, RJ, Brasil Universidade Estácio de Sá, RJ, Brasil

Doutor em Comunicação pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral em Educação na UFF. Mestre em Educação pela UFF. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesa. Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2023-2025).

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Ribeiro, J. A. C., & Mocarzel, M. S. M. V. (2023). INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo em cursos de Administração e Ciências Contábeis em Boa Vista, Roraima. Periferia, 15, e74853. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74853

Edição

Seção

Artigos