O DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM IMPLEMENTAR NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74098Palavras-chave:
Ensino Superior, Mudanças Climáticas, Curricularização da Extensão.Resumo
As mudanças climáticas têm cada vez mais preocupado o mundo. Relatórios oficiais do IPCC[1] mostram que a crise do clima se torna mais grave a cada época. Fenômenos naturais, e/ou antrópicos, proporcionam destruições, tragédias, catástrofes e danos irreversíveis à natureza e ao ser humano. Diante dessa realidade, por entender o compromisso socioambiental das IES, e com a regulamentação da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, o estudo tem como objetivo evidenciar e analisar a temática mudanças climáticas na curricularização da extensão, e elucidar a responsabilidade das IES em meio a um possível caos climático global. A Pesquisa é do tipo bibliográfica e documental. (LISBOA FILHO, 2022); (GOMES, 2020); (IMPERATORE; PEDDE,2016); (REIS, 2017); (GOMES; BRASILEIRO; CAEIRO, 2020); (MERENGO; SOUZA, 2021); (CLIMATE-U, 2020) entre outros, fundamentam bibliograficamente essa pesquisa, e as legislações vigentes que tratam da temática. O estudo mostrou a incumbência da instituição de ensino superior no enfretamento às mudanças do clima. Nesta perspectiva, espera-se contribuir na formação inicial de futuros profissionais comprometidos com as questões climáticas.
[1] O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change) é um órgão que foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Organiza relatórios completos das avaliações referentes à conjuntura do conhecimento científico, técnico e socioeconômico sobre as mudanças climáticas, riscos e impactos futuros. Evidencia possibilidades para reduzir os efeitos causados pelas mudanças do clima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).