O RACISMO COTIDIANO: UM CASO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.71243

Palavras-chave:

racismo, pesquisa etnográfica, cibercultura, educação antirracista.

Resumo

O artigo apresenta um estudo de pesquisa etnográfica na cibercultura sobre um caso de racismo com grande repercussão nas mídias, etnografando rastros deixados pelas praticantes culturais em diferentes espaçostempos online. Toma como inspiração a abordagem multirreferencial de pesquisa para a descrição e análise dos fatos, desenvolvendo uma discussão sobre a pesquisa etnográfica online na cibercultura, as redes educativas e os espaços multirreferenciais, como opção metodológica e campo de pesquisa. Problematiza o racismo cotidiano a partir das noções subsunçoras, achados que se revelaram no percurso da pesquisa: a supremacia branca e o colonialismo; o privilégio das pessoas brancas; a ausência de representatividade e a identidade das pessoas negras. Aponta propostas e caminhos possíveis por uma luta antirracista reconhecendo a educação como campo central da luta, na qual a opção pela neutralidade não existe. Entre as considerações possíveis, destaca a necessidade da constituição de uma nova episteme que paute os currículos e os processos formativos, destacando ainda o papel crucial dos processos formativos de professores/pesquisadores para a implementação/fortalecimento de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Maristela Midlej Araujo Veloso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Pós-doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (em andamento). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia.  Docente da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Edmea Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ.  Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC). Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA.

Kathia Marise Borges Sales, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Difusão do Conhecimento
Professora Titular do DCHT XIX - Camaçari
Docente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB
Docente do Programa de Doutorado Multiinstitucional e Multidiscplinar em Difusão Conhecimento - DMMDC

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Araujo Veloso, M. M., dos Santos, E. O., & Borges Sales, K. M. (2023). O RACISMO COTIDIANO: UM CASO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIBERCULTURA. Periferia, 15, e71243. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.71243

Edição

Seção

Artigos