O RACISMO COTIDIANO: UM CASO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.71243Palavras-chave:
racismo, pesquisa etnográfica, cibercultura, educação antirracista.Resumo
O artigo apresenta um estudo de pesquisa etnográfica na cibercultura sobre um caso de racismo com grande repercussão nas mídias, etnografando rastros deixados pelas praticantes culturais em diferentes espaçostempos online. Toma como inspiração a abordagem multirreferencial de pesquisa para a descrição e análise dos fatos, desenvolvendo uma discussão sobre a pesquisa etnográfica online na cibercultura, as redes educativas e os espaços multirreferenciais, como opção metodológica e campo de pesquisa. Problematiza o racismo cotidiano a partir das noções subsunçoras, achados que se revelaram no percurso da pesquisa: a supremacia branca e o colonialismo; o privilégio das pessoas brancas; a ausência de representatividade e a identidade das pessoas negras. Aponta propostas e caminhos possíveis por uma luta antirracista reconhecendo a educação como campo central da luta, na qual a opção pela neutralidade não existe. Entre as considerações possíveis, destaca a necessidade da constituição de uma nova episteme que paute os currículos e os processos formativos, destacando ainda o papel crucial dos processos formativos de professores/pesquisadores para a implementação/fortalecimento de uma educação antirracista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).