DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS PERIFÉRICAS NA LITERATURA CIENTÍFICA: uma revisão sistemática (2011-2020)
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73106Palavras-chave:
Práticas culturais, Práticas culturais periféricas, Periferia, Subjetividade, Revisão sistemática.Resumo
Os estudos culturais contemplam diferentes áreas disciplinares das Ciências Humanas e Sociais. As investigações sobre as práticas culturais indicam reflexões sobre os modos de sociabilidade humana, desenvolvimento sociocultural e a cotidianidade de territórios. Com este texto, objetivou-se discutir o campo conceitual das práticas culturais periféricas e juventudes por meio de uma Revisão Sistemática de literatura científica. Metodologicamente, foi desenvolvida uma Revisão Sistemática de Literatura na Plataforma de Periódico Científicos da CAPES com intervalo de 2011 a 2020. As bases de dados acessadas são: OneFile (GALE); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Scopus (Elsevier); Scielo; Sociological Abstracts; Web Of Science. Na estratégia de busca elencada foram recuperados 1099 estudos, dos quais 12 foram incluídos para análise de síntese. Adotamos o PRISMA - Principais Itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises como o guia de redação nesta revisão sistemática. Como resultado e discussão, os manuscritos se inserem no campo dos estudos culturais e apresentam diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre as práticas culturais periféricas. A periferia é uma categoria semiótica e crítica que extrapola uma visão geográfica e limítrofe do eixo centro-periferia. A partir da síntese analítica, a periferia se situa como um território de polifonias artísticas dos modos de vida. As práticas culturais periféricas, além de sua construção de significados nas relações sociais, são possibilidades de experimentações e afetividades que instituem um ethos estético-ético-político de implicação subjetiva de cada sujeito que nela habita e é interpelado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).