A mística na formação via alternância: a experiência da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues - EFAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74673

Palavras-chave:

Mística, Sentidos e Significados, Alternância, Escola Família Agrícola.

Resumo

O objetivo do artigo é compreender as possibilidades da mística como instrumento pedagógico da formação via alternância realizada na EFAR. Neste sentido, partimos nosso estudo da seguinte problemática: O que é mística? Quais os sentidos e significados deste instrumento na formação realizada na EFAR. O processo de análise ocorreu a partir de revisão bibliográfica, análise de imagens de experiências da utilização deste instrumento no cotidiano da escola e entrevistas. Para tanto, foram entrevistados seis egressos e três representantes que participaram do processo de criação e constituição da escola. Os resultados apontam que a mística é um instrumento pedagógico que contribui na formação integral do jovem, na sua identidade enquanto jovem camponês, na capacidade crítica, consciente e reflexiva, perante os movimentos intencionais do capitalismo na sociedade e das consequências desse processo. Conclui-se que a mística contribui na formação de preparação para a vida, na utopia, em transformar o que se sonha em uma ação consciente.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira Alves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Matemática pela Uniasselvi e em Educação Física pela Unigran capital, pós graduado em educação física escolar e educação do campo ambas pela Faveni. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maato Grosso do Sul. Professor efetivo da rede pública de Campo Grande -MS, lotado na Escola Municipal Elízio Ramirez Vieira e na escola municipal Porfíria Lopes do Nascimento no município de Sidrolândia – MS.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Pereira Alves, R. (2023). A mística na formação via alternância: a experiência da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues - EFAR. Periferia, 15, e74673. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74673

Edição

Seção

Artigos