As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391

Palavras-chave:

BNCC, Competências Gerais, Desenvolvimento de Habilidades, Discurso.

Resumo

O foco temático deste artigo centra-se na discussão sobre as competências gerais postuladas na Base Nacional Comum Curricular – a BNCC – e a estreita relação desse elenco de competências e a área da linguagem.  Portanto, nosso objeto de estudos é o documento normativo, lançado a público em 2018. O método de pesquisa é o analítico- comparativo, visto que se propõe cotejamento entre as referidas competências e as especificidades da área da linguagem. Os resultados da análise proposta encaminham para a estreita relação com os aspectos discursivos como fator determinante do referido documento, comprovando a hipótese inicial. Por conseguinte, entende-se a extrema necessidade de se pensar o Projeto Político Pedagógico das escolas dos diferentes municípios brasileiros, investindo em formação continuada, trazendo a lume os conceitos específicos da área da linguística textual para os docentes de diferentes áreas de conhecimento, a fim de que possam ser propostos caminhos teóricos- metodológicos para o desenvolvimento da proficiência dos estudantes da escola básica.

Biografia do Autor

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular de Língua Portuguesa do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia - Instituto de Letras - UERJ

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Abreu, M. T. T. V. (2023). As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem. Periferia, 15, e78391. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391

Edição

Seção

Dossiê