MULHERES EVANGÉLICAS E CONSERVADORISMO: aproximações analíticas sob as lentes de gênero e raça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74542

Palavras-chave:

Mulheres Negras Evangélicas, Discursos Conservadores, Feminismo Negro, Decolonialidade.

Resumo

O texto é produto de uma pesquisa bibliográfica sobre as interconexões entre raça, racismo, gênero, feminismos e cristianismos no Brasil, em diálogo com as experiências de uma mulher preta trabalhadora e periférica, mãe de meninas pretas, esposa, evangélica e mestranda de um programa de pós-graduação feminista no qual desenvolve o projeto intitulado “Os discursos evangélicos conservadores e sua influência na percepção das mulheres evangélicas sobre raça e gênero”. A importância desta temática no Brasil é crescente, pois, de um lado, temos a expansão desenfreada do fundamentalismo religioso, reforçada pelo neofascismo desencadeado, principalmente, pela atuação deletéria de expoentes ligados ao Governo Federal e cuja gestão foi finalizada em 2022 e, por outro lado, simultaneamente, testemunhamos o fortalecimento de movimentos buscando barrar esta ofensiva conservadora. Nesse contexto, as mulheres evangélicas têm se constituído como parte considerável do público atingido por essa onda avassaladora de fundamentalismo, conservadorismo e violência e para compreender esse universo em sua complexidade recorremos a um aporte teórico-metodológico de pesquisa baseado no pensamento decolonial e no feminismo negro, valendo-se, concomitantemente, do método da suspeita e da interseccionalidade. Assim, é sob essas lentes que nos propomos a uma primeira aproximação dos cenários e sujeitos da pesquisa, para lançar algumas luzes sobre a forma como ideologias conservadoras têm exercido influência sobre as mulheres, especialmente sobre as mulheres negras evangélicas pertencentes às organizações religiosas protestantes históricas, pentecostais e neopentecostais na cidade de Salvador.

 

Biografia do Autor

Elisabete Pereira da Silva Nascimento, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Elisabete Pereira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM-UFBA);

Servidora Pública Federal na UFBA, lotada na Pró-Reitoria de Ações Afirmativa e Assistência Estudantil - PROAE;

Educadora Popular;

Curadora do Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil (MOSMEB);

Secretária da Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB).

Márcia dos Santos Macedo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharel em Sociologia (1997), mestrado (1999) e doutorado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada III do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, docente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD/UFBa) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e pesquisadora permanente do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM-UFBA - vinculada ao Grupo de Pesquisa Gênero, Alteridades e Desigualdades. Atualmente é Chefe do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo. Leciona disciplinas de Introdução aos Estudos de Gênero, Teorias Feministas, Gênero e Geração e Feminismos Negros Decoloniais. Na área da pesquisa vem discutindo, principalmente, as temáticas: Teorias feministas e relações de gênero; Novos arranjos familiares, mulheres chefes de família e maternidade solo; crítica à feminização da pobreza; Gênero e gerações; Desigualdades e interseccionalidades.

Sandra Maria Cerqueira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Filha, irmã, amiga, mãe de Faizah. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Atualmente é Assessora Especial de Políticas Afirmativas e Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. É também Professora Assistente do curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira. Co-fundadora e  pesquisadora do Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão em gênero, raça e sexualidades - GENERAS. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia, na Linha de pesquisa: Gênero, Ciência e Educação.

 

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

da Silva Nascimento, E. P., Macedo, M. dos S., & da Silva, S. M. C. (2023). MULHERES EVANGÉLICAS E CONSERVADORISMO: aproximações analíticas sob as lentes de gênero e raça. Periferia, 15, e74542. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74542

Edição

Seção

Dossiê