QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS BALIZADAS POR DIMENSÕES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74931Palabras clave:
Educação CTS, Formação de professores, Questões Sociocientíficas, Dimensões CPA.Resumen
Por meio deste artigo, discutiram-se as contribuições da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) na formação inicial de professores de Química, refletindo a respeito do desenvolvimento, das dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (CPA) apresentadas por Conrado e Nunes Neto (2018). A pesquisa foi realizada junto ao curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no componente de Produção de Material Didático para o Ensino de Química, no período da pandemia da covid-19. A intervenção aconteceu em quatro encontros. A coleta de dados foi realizada por meio de transcrição das aulas e do webfólio e da análise das Unidades Temáticas produzidas pelos estudantes, contemplando o uso das QSC. A Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) foi a metodologia analítica empregada para a discussão de três categorias, a saber: desvelando a dimensão conceitual na formação inicial de professores; os achados da dimensão procedimental; e comprometimento dos licenciados com a dimensão atitudinal. Os resultados apontaram que as QSC possuem potencial para serem incorporadas como estratégia nos currículos de formação de professores de Ciências da Natureza, pois possibilitam promover uma visão ampliada da Ciência e Tecnologia.
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