QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS BALIZADAS POR DIMENSÕES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74931

Palavras-chave:

Educação CTS, Formação de professores, Questões Sociocientíficas, Dimensões CPA.

Resumo

Por meio deste artigo, discutiram-se as contribuições da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) na formação inicial de professores de Química, refletindo a respeito do desenvolvimento, das dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (CPA) apresentadas por Conrado e Nunes Neto (2018). A pesquisa foi realizada junto ao curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no componente de Produção de Material Didático para o Ensino de Química, no período da pandemia da covid-19. A intervenção aconteceu em quatro encontros. A coleta de dados foi realizada por meio de transcrição das aulas e do webfólio e da análise das Unidades Temáticas produzidas pelos estudantes, contemplando o uso das QSC. A Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) foi a metodologia analítica empregada para a discussão de três categorias, a saber: desvelando a dimensão conceitual na formação inicial de professores; os achados da dimensão procedimental; e comprometimento dos licenciados com a dimensão atitudinal. Os resultados apontaram que as QSC possuem potencial para serem incorporadas como estratégia nos currículos de formação de professores de Ciências da Natureza, pois possibilitam promover uma visão ampliada da Ciência e Tecnologia.

Biografia do Autor

Catiucia Anselmo Funari, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Pampa (2019). Mestranda no Mestrado Acadêmico em Ensino (UNIPAMPA). Pós-Graduanda em Neurociência da Aprendizagem pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A).

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, atuando no curso de Licenciatura Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Licenciada em Química com Habilitação em Ciências pela Fundação Universidade de Rio Grande (2002). Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutora em Educação Científico-Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A).

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Funari, C. A., & Lindemann, R. H. (2023). QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS BALIZADAS POR DIMENSÕES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Periferia, 15, e74931. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74931

Edição

Seção

Artigos