DECOLONIZAR O CURRÍCULO É POSSÍVEL? APONTAMENTOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78553

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Interculturalidade crítica, Antirracismo.

Resumo

A pandemia da COVID-19 exacerbou os efeitos do neoliberalismo no campo educacional. As ideias neoliberais veem a educação como consumo em vez de um lugar de conhecimento. A educação focada no estímulo de competências e habilidades acelera a disputa por resultados imediatos na era da globalização, comercialização e sucateamento da força de trabalho, promovendo tanto a liberdade de competição em um mercado global, quanto o aumento do poder da iniciativa privada, com a ampliação da ideia de empreendedorismo e a redução dos gastos do governo em serviços sociais, incluindo saúde e educação. O presente artigo tem como principal objetivo trazer algumas reflexões a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir do olhar decolonial (GROSFOGUEL, 2007; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 1995; QUIJANO, 2005; 2007), intercultural crítico (WALSH, 2001; 2005; 2006; 2007; 2009) e antirracista (JANOARIO, 2016; 2020; KENDI, 2020) por meio de uma discussão bibliográfica, tendo em vista a necessidade de apresentar filosofias alternativas que possam fornecer outras possibilidades de se pensar o currículo e a educação brasileira.

Biografia do Autor

Ricardo de Souza Janoario, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade do Texas (The University of Texas at Austin). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado na área de Ciências da Educação na Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de La República, em Montevidéu, no Uruguai (2019). Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Pedagogia no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nas modalidades presencial e à distância. Coordenador do Grupo de Estudos Sobre Racismo e Surdez (GERES). Em seus estudos tem interesse nas seguintes áreas: educação antirracista, políticas públicas de promoção da equidade racial, formação de professores, pedagogos e gestores educacionais.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Janoario, R. de S. (2023). DECOLONIZAR O CURRÍCULO É POSSÍVEL? APONTAMENTOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Periferia, 15, e78553. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78553

Edição

Seção

Dossiê