BNCC E O ENSINO DE LITERATURA: o trabalho nas trincheiras e frinchas para (quem sabe) abrir portões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78709

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Formação humana, BNCC, Currículo, ENEM.

Resumo

O presente artigo problematiza o processo de elaboração da BNCC, destacando quem foram os interlocutores privilegiados e como isso impacta negativamente o ensino de literatura, punindo de forma mais veemente os menos abastados. O trabalho localiza a promulgação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio no período das Contrarreformas (2016-2018). Por meio de uma revisão bibliográfica, aponta alguns questionamentos e críticas levantados por estudiosos, ao mesmo tempo em que destaca o esforço teórico realizado nos interstícios das contradições para a superação dos problemas atinentes ao ensino de literatura. Por fim, considerando a forte influência que os exames de acesso às universidades têm exercido na elaboração dos currículos escolares, encaminha uma proposta para que seja avaliada, criticada e enriquecida pelos pares. Ela é mais uma tentativa de atuação nas frinchas do que, de modo consensual entre pesquisadores, é ruim para o ensino de literatura, a realização de exames de grande escala, como o ENEM. 

 

 

Biografia do Autor

Nataniel Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, Portugal (grau reconhecido no Brasil pela UFMG). Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Atenas Maranhense e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Mendes, N. (2023). BNCC E O ENSINO DE LITERATURA: o trabalho nas trincheiras e frinchas para (quem sabe) abrir portões. Periferia, 15, e78709. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78709

Edição

Seção

Dossiê