A RELAÇÃO ENTRE O MOTIVO E A ATIVIDADE DE ESTUDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75207Palavras-chave:
Atividade de estudo, Escola, Motivo, Teoria Histórico-Cultural.Resumo
O objetivo do presente estudo foi compreender a relação entre o conceito de motivo e a atividade de estudo na Teoria Histórico-Cultural a partir de estudos brasileiros recentes. Realizou-se um levantamento da literatura em novembro de 2022, nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’atividade de estudo” AND ‘’motivo” AND ‘’Teoria Histórico-Cultural”, em todas as bases de dados. Foram selecionados 05 artigos sendo incluídos segundo os critérios de elegibilidade. Como resultado verificou-se que 40% dos artigos concordam que um trabalho pedagógico com um ensino sistematizado e intencional capaz de desenvolver a atividade de estudo nos alunos gera condições para o desenvolvimento do pensamento teórico. Enquanto 20% dos artigos apontaram que existe a atribuição de sentido pessoal a atividade de estudo e a organização pedagógica dos professores leva ao êxito escolar. Já outros 20% dos artigos revelaram que há poucos trabalhos acerca da atividade de estudo e mais 20% dos artigos evidenciaram que a escola precisa ter condições concretas de exercer a sua função humanizadora levando em consideração a periodização do desenvolvimento humano. Portanto, conclui-se que a função da escola não diz respeito apenas a responder as necessidades presentes nas crianças e estudantes, mas também gerar novas necessidades humanizadoras, considerando as experiências cotidianas dos alunos e avançando em suas necessidades de forma crítica e reflexiva de modo a desenvolver o pensamento teórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).