A RELAÇÃO ENTRE O MOTIVO E A ATIVIDADE DE ESTUDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75207

Palavras-chave:

Atividade de estudo, Escola, Motivo, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender a relação entre o conceito de motivo e a atividade de estudo na Teoria Histórico-Cultural a partir de estudos brasileiros recentes. Realizou-se um levantamento da literatura em novembro de 2022, nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’atividade de estudo” AND ‘’motivo” AND ‘’Teoria Histórico-Cultural”, em todas as bases de dados.  Foram selecionados 05 artigos sendo incluídos segundo os critérios de elegibilidade. Como resultado verificou-se que 40% dos artigos concordam que um trabalho pedagógico com um ensino sistematizado e intencional capaz de desenvolver a atividade de estudo nos alunos gera condições para o desenvolvimento do pensamento teórico. Enquanto 20% dos artigos apontaram que existe a atribuição de sentido pessoal a atividade de estudo e a organização pedagógica dos professores leva ao êxito escolar. Já outros 20% dos artigos revelaram que há poucos trabalhos acerca da atividade de estudo e mais 20% dos artigos evidenciaram que a escola precisa ter condições concretas de exercer a sua função humanizadora levando em consideração a periodização do desenvolvimento humano. Portanto, conclui-se que a função da escola não diz respeito apenas a responder as necessidades presentes nas crianças e estudantes, mas também gerar novas necessidades humanizadoras, considerando as experiências cotidianas dos alunos e avançando em suas necessidades de forma crítica e reflexiva de modo a desenvolver o pensamento teórico.

Biografia do Autor

Gisleine Cristina da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá/PR; Doutora e Pós-doutora em Educação pela USP.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

da Silva, G. C., & Toshie Irie Saito, H. (2023). A RELAÇÃO ENTRE O MOTIVO E A ATIVIDADE DE ESTUDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: uma revisão. Periferia, 15, e75207. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75207

Edição

Seção

Artigos