A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729Palavras-chave:
Desigualdade cultural, Leitura, BNCC, Capital cultural.Resumo
O presente texto toma como motivos a confecção da BNCC e a pouca importância que ela confere às desigualdades culturais no país para refletir, com o auxílio da categoria “capital cultural”, formulada por Pierre Bourdieu, acerca da função decisiva do campo da leitura na educação brasileira. Buscaremos evidenciar quão decisiva é a incidência da desigualdade cultural para o fracasso, já na origem, de iniciativas e projetos educacionais no Brasil. Também defenderemos que qualquer incursão pelo campo da educação brasileira que não considere a formação lacunar dos estudantes, fruto da dramática desigualdade para o acesso e aquisição dos bens que formam o “capital cultural” e não chame ao seu agudo enfrentamento, não fará mais do que reiterar as operações fundantes do desnível, tornando-o legítima baliza para tudo o que dele derivar.
Referências
ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas,SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999.
ABREU, Márcia. Cultura letrada – Literatura e leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.
AMORIM, Marcel Álvaro de [et al]. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: Escritos sobre educação. Org. Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani. Trad. Magali de Castro. Petrópolis: Vozes, 2015.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
CATANI, Afrânio et al (Orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo Hoarizonte: Autêntica, 2015.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; AMORIM, Marcel Álvaro. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas-SP: Pontes Editores, 2019.
LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Trad. Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SALGADO, Gilberto. Desigualdades culturais e modernidade periférica. In: Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. vs. 12 e 13, ns. 22 e 23, jul./dez. 2009 e jan./jun. 2010, p.253-286
ZIELBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba-PR: InterSaberes, 2012.
ZIELBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).