A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729

Palavras-chave:

Desigualdade cultural, Leitura, BNCC, Capital cultural.

Resumo

O presente texto toma como motivos a confecção da BNCC e a pouca importância que ela confere às desigualdades culturais no país para refletir, com o auxílio da categoria “capital cultural”, formulada por Pierre Bourdieu, acerca da função decisiva do campo da leitura na educação brasileira. Buscaremos evidenciar quão decisiva é a incidência da desigualdade cultural para o fracasso, já na origem, de iniciativas e projetos educacionais no Brasil. Também defenderemos que qualquer incursão pelo campo da educação brasileira que não considere a formação lacunar dos estudantes, fruto da dramática desigualdade para o acesso e aquisição dos bens que formam o “capital cultural” e não chame ao seu agudo enfrentamento, não fará mais do que reiterar as operações fundantes do desnível, tornando-o legítima baliza para tudo o que dele derivar.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Letras, Artes e Ciências Humanas, com ênfase em Estudos Interdisciplinares de Culturas e Literaturas de Língua Portuguesa, Prosa de ficção, Indústria Cultural e em temas relacionados à Escrita Criativa e ao Ensino de Literatura, Desigualdade Cultural, Violência e Colonialismo.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Oliveira, M. V. F. (2023). A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL. Periferia, 15, e78729. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729

Edição

Seção

Dossiê