A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PARA TODOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76639

Palavras-chave:

Sistema de Avaliação Brasileiro, Movimento Educação Para Todos, Organismos multilaterais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a influência das declarações mundiais do movimento Educação Para Todos (EPT), na construção do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No presente estudo, adota-se uma abordagem qualitativa, recorrendo a procedimentos de natureza bibliográfica e documental. Diálogos com Ribeiro (2019), Ball (2001; 2005; 2014) e Shiroma, Morais e Evangelista (2000) são essenciais nas inferências realizadas no decorrer das análises. Analisa-se os documentos produzidos pelo movimento (EPT) e publicados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a saber: “Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem”, “Declaração de Dakar: o Marco de Ação de Dakar” e “Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4”. Por meio das discussões e análises tecidas no escopo do trabalho, conclui-se que os organismos multilaterais influenciaram na proposição inicial do SAEB e nas mudanças realizadas nas edições posteriores.

Biografia do Autor

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Jociene araujo Lima, formada em Lincenciatura em Pedagogia (UERN). Especialista em Educação e contemporaneidade (IFRN). Mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi –MAIE/UECE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Atua  nos  seguintes  temas:Política  Educacional,  Agenda  internacional  de educação, Inferências do Banco Mundial na política educativa dos países pobres.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7098333143047767

E-mail:jociene.araujo@aluno.uece.br

ORCID:https://orcid.org/0000-0002-4276-6181

Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Universidade Do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, formada em Pedagogia (UERN), Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN). Pesquisa sobre politicas educaciocionais e responsabilização educacional.


Lattes: http://lattes.cnpq.br/8441947770006599

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5247-7749

Meyre Ester Barbosa de Oliveira, Universidade Do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Meyre Ester Barbosa de Oliveira, formada em Pedagogia (UERN), Mestra em Educação (UERN) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN); membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (PROPED/UERJ). Atua na área de a área de formação de professores e políticas curriculares.


Lattes: http://lattes.cnpq.br/8833639182507760

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3487-6591

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Publicado

2023-09-26 — Atualizado em 2023-11-10

Como Citar

Lima, J. A., da Silva, C. I. O., & de Oliveira, M. E. B. (2023). A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PARA TODOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO. Periferia, 15, e76639. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76639

Edição

Seção

Artigos