A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PARA TODOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76639Palavras-chave:
Sistema de Avaliação Brasileiro, Movimento Educação Para Todos, Organismos multilaterais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a influência das declarações mundiais do movimento Educação Para Todos (EPT), na construção do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No presente estudo, adota-se uma abordagem qualitativa, recorrendo a procedimentos de natureza bibliográfica e documental. Diálogos com Ribeiro (2019), Ball (2001; 2005; 2014) e Shiroma, Morais e Evangelista (2000) são essenciais nas inferências realizadas no decorrer das análises. Analisa-se os documentos produzidos pelo movimento (EPT) e publicados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a saber: “Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem”, “Declaração de Dakar: o Marco de Ação de Dakar” e “Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4”. Por meio das discussões e análises tecidas no escopo do trabalho, conclui-se que os organismos multilaterais influenciaram na proposição inicial do SAEB e nas mudanças realizadas nas edições posteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).