MEMÓRIAS, DEBATES E PRODUÇÕES: TECENDO ALGUNS DEBATES ACERCA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.68896

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Ensino Superior, Racismo, Movimento Negro.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer um breve resgate da implementação da política de cotas na sociedade brasileira e a luta do movimento negro pela democratização e acesso de negros no ensino superior. Dividido em três momentos, no primeiro dialogamos com o passado e o presente da política de cotas; em seguida, resgatamos a experiência pioneira da UERJ e da PUC- Rio narrada em pesquisas, e por fim, apresentamos algumas produções acadêmicas do Centro de Educação e Humanidades e do Centro de Ciências Sociais do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UERJ) datadas entre 2012-2022. As cotas no discurso brasileiro tornaram-se a principal expressão das políticas de ação afirmativa permeada do discurso falacioso do mito da democracia racial e do princípio do mérito. Desde modo, concluímos que a chegada cada vez mais crescente dos “improváveis” nas universidades desestabilizou a ordem, problematizou as equações desiguais instituídas nas relações de poder, contribuiu com as experiências curriculares plurais trazendo para dentro e fora das salas de aula a recomposição epistêmica e os debates acerca da racialização das relações e lugares de poder.

Biografia do Autor

SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas (Educação) pela PUC-Rio; Mestre em Serviço Social (PUC-Rio). Professora Substituta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Integrante do GEABE (Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Educação) vinculado à FAETEC/Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento em parceria com o LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro/UFRRJ). Integrante do GECEC - PUC-Rio (Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas )

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

MARCELINO, S. R. D. S. (2023). MEMÓRIAS, DEBATES E PRODUÇÕES: TECENDO ALGUNS DEBATES ACERCA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Periferia, 15, e68896. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.68896

Edição

Seção

Dossiê