“VENEZOLANOS EN DOURADOS MS”: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO DE COMUNIDADES IMIGRANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74521Palavras-chave:
Venezuela, Migração, Redes Sociais Digitais, Sociabilidades, Netnografia.Resumo
As migrações Sul-Sul evidenciadas no início do século XXI configuram-se como uma expressão dos fluxos migratórios globais. Este artigo discute as sociabilidades migrantes em redes sociais digitais capturadas em uma sociedade global informacional. O objetivo foi de analisar a aplicação do método netnográfico em uma comunidade do Facebook denominada de “Venezolanos en Dourados MS”. Através da netnografia, procurou-se codificar alguns comportamentos, estratégias, situações da comunidade que se configuram neste ambiente online, assim como do fluxo de informações, através da observação e das análises temáticas. Os resultados evidenciam que, essa transposição das relações sociais face a face para o ambiente “entre-telas” favorece a aproximação entre grupos e pessoas. Os imigrantes venezuelano/a/s enxergaram nessas mediações tecnológicas um espaço de desenvolvimento criativo para minimizar as consequências vorazes para quem é marginalizado, e assim, diminuir as lacunas das dificuldades de inserção e acolhimento no país de destino.Downloads
Publicado
2023-05-19
Como Citar
de Faria, G. J. A. (2023). “VENEZOLANOS EN DOURADOS MS”: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO DE COMUNIDADES IMIGRANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. Periferia, 15, e74521. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74521
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).