Vol. 15 No. 1 (2023): Periferia

					View Vol. 15 No. 1 (2023): Periferia
Published: 10.01.2023

Introduction

  • EDITORIAL

    Edicléa Mascarenhas Fernandes, Leandro Sartori, Pâmela Esteves, Marcelle Medeiros Teixeira, Hector Renan da Silveira Calixto
    e73580
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73580

Dossier

  • DOSSIÊ: PELOS MEANDROS DA BNCC

    Ceres Ferreira Carneiro, Felipe Bastos Mansur
    e80287
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.80287
  • As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem

    Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
    e78391
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391
  • A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL

    Marcos Vinícius Ferreira Oliveira
    e78729
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729
  • GÊNERO, DIVERSIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: para além do enclausuramento dos armários curriculares

    André Luís Mourão de Uzêda
    e78361
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78361
  • BNCC DEMOCRÁTICA? UMA CARTOGRAFIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL

    Alice Moraes Rego de Souza
    e78498
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78498
  • AUTOVERDADES DE UMA BASE IMPOSTA EM UMA EDUCAÇÃO EXPOSTA

    Shayane França Lopes
    e78321
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78321
  • BNCC E O ENSINO DE LITERATURA: o trabalho nas trincheiras e frinchas para (quem sabe) abrir portões

    Nataniel Mendes
    e78709
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78709
  • PELOS MEANDROS DA BNCC

    Ceres Ferreira Carneiro, Felipe Bastos Mansur
    e78579
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78579
  • DECOLONIZAR O CURRÍCULO É POSSÍVEL? APONTAMENTOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Ricardo de Souza Janoario
    e78553
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78553
  • LÍNGUA FALADA E (OU) LÍNGUA ESCRITA? A BNCC E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB UMA ANÁLISE DISCURSIVA

    Elaine Pereira Daróz, Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo
    e78348
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78348
  • DOSSIÊ: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS

    Maria Alice Rezende Gonçalves, Ahyas Siss
    e73581
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73581
  • O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DA FUNDAÇÃO CECIERJ (PVS) E O SER NEGRO (A)

    Gabriela Alves da Silva Nagamatsu, Maria Alice Rezende Gonçalves
    e70567
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70567
  • QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study

    Ahyas Siss, Angela Ferreira Pace
    e70432
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432
  • A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: entre a representatividade e a produção acadêmica

    DEBORA CRISTINA JEFFREY
    e70348
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70348
  • MEMÓRIAS, DEBATES E PRODUÇÕES: TECENDO ALGUNS DEBATES ACERCA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

    SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
    e68896
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.68896
  • EVENTOS E IDENTIDADE NEGRA NA UNIVERSIDADE

    Tatiane de Oliveira, Sérgio Pereira dos Santos
    e70322
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70322
  • AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção

    Alessandra Pio
    e70433
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO BÁSICO – IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE

    RICARDO Dias da COSTA, Marize Conceição de Jesus, Ivan Cerqueira de Oliveira Silva
    e70333
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70333
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UM OLHAR A PARTIR DA DIRETORIA SISTÊMICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS

    Cacilda Ferreira dos Reis, Marcilene Garcia de Souza, Valdeluce Nascimento Santos
    e70531
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70531
  • DOSSIÊ: QUANDO AS PERIFERIAS PESQUISAM: teorias e metodologias insurgentes

    Clarissa de Arruda Nicolaiewsky, Diogo Silva do Nascimento, Lourenço Cezar da Silva Correia
    e77830
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.77830
  • INTELECTUAIS INSURGENTES: NEPS-CEASM, O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DA FAVELA DA MARÉ

    Francisco Overlande Manço de Souza, Humberto Salustriano da Silva, Aryanne Paiva da Felicidade
    e74277
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74277
  • DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista

    Maria Cecilia Rocha de Castro, Alzira Batalha Alcântara
    e73166
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166
  • SONHAR COM A SORBONNE? VOCÊ VEIO DO VALE DO IPÊ! A cor da Baixada Fluminense

    Ana Sarah Cardoso Teixeira - Ndandá Kialunda, Geisa Ferreira
    e73329
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73329
  • A NARRATIVA-ESCREVIVÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA POLÍTICA

    Queiti Cristina Pereira SILVA, Carmen Silva Sanches
    e73399
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73399
  • RESEARCH ON DEMAND AND INSURGENT INTELLECTUALS: other learnings in the field of education and social sciences

    Claudia Miranda, Fabiola Nascimento Camilo, Luciano da Silva Pereira
    e76759
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759
  • MULHERES EVANGÉLICAS E CONSERVADORISMO: aproximações analíticas sob as lentes de gênero e raça

    Elisabete Pereira da Silva Nascimento, Márcia dos Santos Macedo, Sandra Maria Cerqueira da Silva
    e74542
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74542
  • MUSEU DA MARÉ – QUANDO A MEMÓRIA SE TORNA FERRAMENTA DE LUTA E RESISTÊNCIA

    Lourenço Cezar da Silva, Diogo Silva do Nascimento
    e73540
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73540

Articles