PROTAGONISMO DE INTELECTUAIS INSURGENTES E AS ESCAVAÇÕES POR DEMANDA: OUTRAS ITINERÂNCIAS NA PESQUISA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759Palavras-chave:
Intelectuais orgânicos, Pesquisa por demanda, Descolonização, InsurgênciaResumo
No Brasil, os movimentos sociais ocupam um lugar estratégico, com destaque para as duas últimas décadas e, nossa análise, é sobre temáticas investigadas na pesquisa social que se consolidam nas Instituições de Ensino Superior (IES). Interessa reforçar o papel de intelectuais orgânicos, oriundos das dinâmicas existentes nas bases ao mesmo tempo em que reconhecemos aspectos das aprendizagens obtidas com a Teologia da Libertação, a Pedagogia do Oprimido, a Teoria da Marginalidade e, a Perspectiva da Colonialidade do Poder. Notadamente, se refletem nas formas de deslocamentos que grupos de ativistas adotam e, nesse exercício, perpassamos aspectos oriundos de estudos e projetos descolonizadores em defesa dos territórios e das identidades das populações racializadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).