PESQUISA POR DEMANDA E INTELECTUAIS INSURGENTES

outras aprendizagens no campo da educação e das ciências sociais

Autores

  • Claudia Miranda UNIRIO
  • Fabiola Nascimento Camilo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciano da Silva Pereira Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759

Palavras-chave:

Pesquisa por demanda, Intelectuais orgânicos, Escolonização;, Insurgência epistemológica.

Resumo

Ao longo do período da crise sanitária global de COVID-19 (2020-2021), os movimentos sociais apresentaram um protagonismo expressivo, pelo engajamento no debate sobre as saídas possíveis e empreenderam esforços na busca de apoio e acompanhamento da situação enfrentada nos territórios mais vulneráveis do país. Nesse artigo, a análise é sobre as formas de posicionamento ético, político e epistemológico, explicitadas por vertentes, que se tornaram referência na América Latina e Caribe. Observa-se a posição do Brasil e as formas de engajamento de grupos oriundos das lutas travadas nas bases da sociedade que se deslocam para as Instituições de Ensino Superior (IES). Interessa compreender os reflexos de uma produção significativa e que alavanca mudanças nas assimetrias de poder próprias do acontecimento universitário. Consideramos reveladores os temários que mobilizam estudos a partir da participação de estratos que apresentam vínculos com movimentos sociais e políticos. Em nossa análise, está em curso um ethos descolonizador no campo da produção científica que cresce na medida em que as classes populares se movimentam para os núcleos de pesquisas consolidados nas referidas IES.

Biografia do Autor

Claudia Miranda, UNIRIO

CLAUDIA MIRANDA É pós-doutora em Psicossociologia pelo Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ) e Pesquisadora CNPq. É Professora Associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professora da Especialização e Curso Internacional Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeos ?Pensar América Latina y el Caribe es pensar la raza? do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). É membro do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendência e propostas contra-hegemônicas, professora da Escuela Internacional CLACSO Más allá del decenio afrodescendiente.Coordena os projetos de pesquisa Intercâmbio Colômbia - Brasil: experimentos afrolatinos e diálogos interculturais na produção do conhecimento refletida nas políticas curriculares e, Como a Educação Intercultural impacta as políticas e as práticas curriculares no Brasil e na Colômbia: um estudo comparado sobre a participação dos movimentos pedagógicos e as perspectivas de gestores/as e etnoeducadores/as. 

Fabiola Nascimento Camilo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ (2011). Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas da UNIP-SP (2017). Especialista em Sociologia Urbana pela UERJ (2010). Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005/2006). Trabalha no Instituto Unibanco como Gestora de Aprendizagem na função de formadora do curso Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem e apoio técnico na implementação do projeto Jovem de Futuro em parceria com seis Secretarias de Educação do Brasil. Recentemente foi consultora da ONU-Habitat no programa UPP Social desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Luciano da Silva Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso

Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças - MT. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT/Cuiabá/MT. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Alta Floresta MT/UNIFLOR. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Colíder - FACIDER, em 2012. Tem experiência docente em ensino superior e escola básica do MT, assim como no ensino superior privado. Líder do Grupo de Pesquisa, Formação de Professores, Diversidade e História em Contextos Socioculturais e Educacionais - GEPDSE/UFMT - Campus Araguaia. Vice-líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD/UNIRIO

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Publicado

26.07.2023

Como Citar

Miranda, C., Camilo, F. N., & Pereira, L. da S. (2023). PESQUISA POR DEMANDA E INTELECTUAIS INSURGENTES: outras aprendizagens no campo da educação e das ciências sociais. Periferia, 15(1), e76759. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759

Edição

Seção

Dossiê