EDUCAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: o lugar do corpo na aprendizagem de alunos na região amazônica
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74893Palavras-chave:
Alunos, Corpo, Sala de aula, Prática docente.Resumo
Este estudo investigou os sentidos atribuídos ao corpo por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola localizada no território rural de Santarém, na Amazônia Paraense e, sob o olhar dessas crianças, buscou-se conhecer como elas avaliam a relação corpo e prática docente. O encadeamento teórico do estudo foi construído nos fundamentos da Corporeidade, a qual compreende o ser humano em sua complexidade, totalidade e que pode projetar-se na vida com intencionalidades. A pesquisa de natureza qualitativa estruturou-se em duas etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica e de campo, para realização da segunda etapa, a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005), foi a base de produção e análise dos dados. Participaram da pesquisa nove alunos de uma escola municipal. Concluiu-se que tais discentes significam o corpo como sendo um aspecto físico e morada do Espírito Santo. Enquanto sujeitos corporais em sala de aula, afirmam que as práticas escolares valorizam mais a mente em detrimento do corpo.
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