EDUCAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: o lugar do corpo na aprendizagem de alunos na região amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74893

Palavras-chave:

Alunos, Corpo, Sala de aula, Prática docente.

Resumo

Este estudo investigou os sentidos atribuídos ao corpo por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola localizada no território rural de Santarém, na Amazônia Paraense e, sob o olhar dessas crianças, buscou-se conhecer como elas avaliam a relação corpo e prática docente. O encadeamento teórico do estudo foi construído nos fundamentos da Corporeidade, a qual compreende o ser humano em sua complexidade, totalidade e que pode projetar-se na vida com intencionalidades. A pesquisa de natureza qualitativa estruturou-se em duas etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica e de campo, para realização da segunda etapa, a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005), foi a base de produção e análise dos dados. Participaram da pesquisa nove alunos de uma escola municipal. Concluiu-se que tais discentes significam o corpo como sendo um aspecto físico e morada do Espírito Santo. Enquanto sujeitos corporais em sala de aula, afirmam que as práticas escolares valorizam mais a mente em detrimento do corpo.

 

 

Biografia do Autor

Rosenilma Branco Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação do Pará

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018); Licencianda em Pedagogia pela Centro Universitário de Maringá; Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2014); Curso de Aperfeiçoamento " A escola e a Cidade: políticas públicas educacionais" pela Universidade Federal do Oeste do Pará; Licenciada em Filosofia pela Faculdade Pan Americana (2012); Graduada em Turismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (2008). Professora de Filosofia da Secretaria Estadual de Educação do Pará – Cidade Santarém – Pará – Brasil. Atuou como professora de sociologia Secretaria Estadual de Educação do Pará. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental. Foi coordenadora e tutora Local do Programa Escola da Terra no Município de Santarém - Pará, desenvolvendo atividades ligadas a formação docente dos professores do campo, com ênfase em práticas educativas nas classes multisseriadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, prática pedagógica, prática docente, Corporeidade e Educação do Campo. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Esporte e Educação na Amazônia – GEPCORPAMA.

Hergos Ritor Fróes de Couto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-doutor em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/Portugal (2016); Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012); Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008); graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009); Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2004); Bacharelado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas SantAnna e São Paulo (1995). Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Cidade Santarém – Pará - Brasil, na categoria Associado II, atua principalmente nos campos de educação e corporeidade e educação e esporte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Esporte e Educação na Amazônia - GEPCORPAMA. Com ampla experiência no ensino, atualmente, ministra disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação e integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Tem experiência na área da Educação Escolar e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, corporeidade, esporte e manifestações lúdicas. Em 2016 concluiu pós-doutorado em Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal, desenvolvendo pesquisa na temática que envolve a conciliação da formação desportiva com a formação escolar de jovens jogadores de futebol das categorias de base do Futebol Clube do Porto.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Rodrigues, R. B., & Couto, H. R. F. de. (2023). EDUCAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: o lugar do corpo na aprendizagem de alunos na região amazônica. Periferia, 15(1), e74893. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74893

Edição

Seção

Artigos