AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433Palavras-chave:
Educação Básica, Ações Afirmativas, Permanência, RacismoResumo
Este trabalho utiliza alguns dos resultados obtidos em pesquisa doutoral, concluída em 2020, para ratificar a necessidade de fortalecermos o debate sobre a Lei nº 10639/2003 como constructo de ação afirmativa para estudantes negras/os da Educação Básica. A pesquisa mencionada constatou, dentre outras questões, que aquilo que consideramos como abertura democrática de espaços escolares elitizados e de prestígio, como as Instituições Federais de Ensino, ainda não é o bastante para atender às demandas da população negra. Observou-se a ausência de ações afirmativas de auxílio financeiro, mas também voltadas para a adequação de currículos e posturas – como demanda a referida lei – possibilitando a permanência de estudantes negras/os com qualidade em instituições de ensino básico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).