AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433

Palavras-chave:

Educação Básica, Ações Afirmativas, Permanência, Racismo

Resumo

Este trabalho utiliza alguns dos resultados obtidos em pesquisa doutoral, concluída em 2020, para ratificar a necessidade de fortalecermos o debate sobre a Lei nº 10639/2003 como constructo de ação afirmativa para estudantes negras/os da Educação Básica. A pesquisa mencionada constatou, dentre outras questões, que aquilo que consideramos como abertura democrática de espaços escolares elitizados e de prestígio, como as Instituições Federais de Ensino, ainda não é o bastante para atender às demandas da população negra. Observou-se a ausência de ações afirmativas de auxílio financeiro, mas também voltadas para a adequação de currículos e posturas – como demanda a referida lei – possibilitando a permanência de estudantes negras/os com qualidade em instituições de ensino básico.  

Biografia do Autor

Alessandra Pio, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó - DEduc/CERES - UFRN

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Publicado

2023-03-10

Como Citar

Pio, A. (2023). AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção. Periferia, 15, e70433. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433

Edição

Seção

Dossiê