O ESPAÇO DA FÁBRICA TAMBÉM PODE SER HABITADO POR LIVROS E LEITORES

Autores/as

  • Izandra Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul, campus Feliz https://orcid.org/0000-0002-6063-3753
  • Luana Paula Maldaner Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS
  • Raiane Samira Gondim Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74857

Palabras clave:

Leitura, Espaços não formais, Trabalhadores.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar dados e reflexões acerca da instalação de um espaço não formal de leitura em uma indústria de móveis na região do Vale do Caí, no RS. O texto destaca a motivação dos organizadores do espaço e apresenta o funcionamento, a organização, a aceitação, a busca pelos livros por parte dos trabalhadores, além dos resultados dessa atividade promotora de leitura. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa-quantitativa e o instrumento utilizado para o levantamento dos dados foi questionários respondidos por funcionários e idealizadores do projeto. As descobertas foram analisadas à luz de teorias da área da leitura e de outras pesquisas nacionais sobre o tema. Como resultados, evidenciou-se que a maior parte das obras disponíveis no acervo não são literárias, mas volumes de autoajuda, técnicos, motivacionais e espirituais. Dentre os relatos dos leitores, destacam-se os que mencionam a leitura enquanto função utilitarista. Constata-se que a ação influencia muitos funcionários a iniciar ou a potencializar a leitura como prática. Outra evidência é que de 2021 para 2022 as retiradas de livros mensais aumentaram de 38 para 65 ao mês. A investigação traz, ainda, o dado de que a região dialoga com os resultados nacionais sobre leitura e, na maioria dos pontos, se sobressai. Nesse sentido, o texto destaca a importância de que todo e qualquer lugar pode ser um espaço para acolher livros e leitores e que a leitura do texto literário deve ser incentivada como uma importante aliada para o processo de humanização dos sujeitos.

 

Biografía del autor/a

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul, campus Feliz

Professora Doutora dos cursos Técnicos Integrados ao ensino Médio e do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do IFRS, campus Feliz.

Luana Paula Maldaner, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português e inglês do IFRS, campus Feliz.

Raiane Samira Gondim, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS

É acadêmica do curso de Direito da PUCRS e foi bolsista de iniciação à pesquisa do IFRS, campus Feliz.

Citas

ALVES, Izandra. DIEHL, Viviane. Habitar espaços e pessoas com o texto literário: algumas experiências. Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 37, jan-jun, p. 79-92, 2022.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2017.

CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRAD, Jean. Discursos sobre a leitura (1890-1990). São Paulo: Ed Ática, 1995.

CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Estatística aplicada a todos os níveis. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.

FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. 5.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.

FOSTER, Gustavo. Empresa de móveis instala biblioteca com mais de 1 mil livros para incentivar leitura de funcionários em Bom Princípio. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/01/25/empresa-de-moveis-instala-biblioteca-com-mais-de-1-mil-livros-para-incentivar-leitura-de-funcionarios-em-bom-principio.ghtml. Acesso em: 05 abr. 2023.

GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1a ed. 2a reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

ORDINE. Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PERROT, Michel. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PETIT. Michèlle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: ED.34. 2009.

PRÓ-LIVRO, Instituto; ANL. Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina. G1/O Globo; Estadão/Cultura. 2020.

RANCIÈRE, Jacques. A noite dos proletários. Arquivos do sonho operário. Tradução de Marilda Pedreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SINDICAL, Força. Projeto de incentivo a leitura é sucesso nas empresas metalúrgicas de SP. 2019. Disponível em: https://fsindical.org.br/imprensa/projeto-de-incentivo-a-leitura-e-sucesso-nas-empresas-metalurgicas-de-sp. Acesso em: 05 abr. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UVAROVA, Elizaveta. Incentivo à leitura surge para melhorar saúde mental e produtividade nas empresas. 2020. Disponível em: https://itforum.com.br/noticias/incentivo-a-leitura-surge-para-melhorar-saude-mental-e-produtividade-nas-empresas/. Acesso em: 05 abr. 2023.

Publicado

30.08.2023

Cómo citar

Alves, I., Maldaner, L. P., & Gondim, R. S. (2023). O ESPAÇO DA FÁBRICA TAMBÉM PODE SER HABITADO POR LIVROS E LEITORES. Periferia, 15(1), e74857. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74857

Número

Sección

Artículos