O ESPAÇO DA FÁBRICA TAMBÉM PODE SER HABITADO POR LIVROS E LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74857Palabras clave:
Leitura, Espaços não formais, Trabalhadores.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar dados e reflexões acerca da instalação de um espaço não formal de leitura em uma indústria de móveis na região do Vale do Caí, no RS. O texto destaca a motivação dos organizadores do espaço e apresenta o funcionamento, a organização, a aceitação, a busca pelos livros por parte dos trabalhadores, além dos resultados dessa atividade promotora de leitura. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa-quantitativa e o instrumento utilizado para o levantamento dos dados foi questionários respondidos por funcionários e idealizadores do projeto. As descobertas foram analisadas à luz de teorias da área da leitura e de outras pesquisas nacionais sobre o tema. Como resultados, evidenciou-se que a maior parte das obras disponíveis no acervo não são literárias, mas volumes de autoajuda, técnicos, motivacionais e espirituais. Dentre os relatos dos leitores, destacam-se os que mencionam a leitura enquanto função utilitarista. Constata-se que a ação influencia muitos funcionários a iniciar ou a potencializar a leitura como prática. Outra evidência é que de 2021 para 2022 as retiradas de livros mensais aumentaram de 38 para 65 ao mês. A investigação traz, ainda, o dado de que a região dialoga com os resultados nacionais sobre leitura e, na maioria dos pontos, se sobressai. Nesse sentido, o texto destaca a importância de que todo e qualquer lugar pode ser um espaço para acolher livros e leitores e que a leitura do texto literário deve ser incentivada como uma importante aliada para o processo de humanização dos sujeitos.
Citas
ALVES, Izandra. DIEHL, Viviane. Habitar espaços e pessoas com o texto literário: algumas experiências. Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 37, jan-jun, p. 79-92, 2022.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2017.
CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRAD, Jean. Discursos sobre a leitura (1890-1990). São Paulo: Ed Ática, 1995.
CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Estatística aplicada a todos os níveis. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.
FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. 5.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.
FOSTER, Gustavo. Empresa de móveis instala biblioteca com mais de 1 mil livros para incentivar leitura de funcionários em Bom Princípio. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/01/25/empresa-de-moveis-instala-biblioteca-com-mais-de-1-mil-livros-para-incentivar-leitura-de-funcionarios-em-bom-principio.ghtml. Acesso em: 05 abr. 2023.
GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1a ed. 2a reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
ORDINE. Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
PERROT, Michel. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
PETIT. Michèlle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: ED.34. 2009.
PRÓ-LIVRO, Instituto; ANL. Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina. G1/O Globo; Estadão/Cultura. 2020.
RANCIÈRE, Jacques. A noite dos proletários. Arquivos do sonho operário. Tradução de Marilda Pedreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SINDICAL, Força. Projeto de incentivo a leitura é sucesso nas empresas metalúrgicas de SP. 2019. Disponível em: https://fsindical.org.br/imprensa/projeto-de-incentivo-a-leitura-e-sucesso-nas-empresas-metalurgicas-de-sp. Acesso em: 05 abr. 2023.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UVAROVA, Elizaveta. Incentivo à leitura surge para melhorar saúde mental e produtividade nas empresas. 2020. Disponível em: https://itforum.com.br/noticias/incentivo-a-leitura-surge-para-melhorar-saude-mental-e-produtividade-nas-empresas/. Acesso em: 05 abr. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).