DIFERENTES ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74665

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Resolução de Problemas.

Resumo

Apesar de haver um reconhecimento da importância da resolução de problemas nas aulas de Matemática, alguns autores defendem perspectivas diferentes quanto à sua aplicação no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre a resolução de problemas na visão de alguns pesquisadores e discutir as diferentes abordagens e possibilidades de utilizá-las em sala de aula, isto é, ensinar sobre resolução de problemas, ensinar para resolver problemas e ensinar através da Resolução de Problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de arcabouço bibliográfico, cujas informações foram coletadas por meio de materiais escritos e publicados em livros, anais de eventos científicos, periódicos e teses de doutorado que têm servido como referência para novos trabalhos científicos. O estudo analítico-descritivo desenvolvido possibilitou concluir que, dentre as três abordagens, a que mais leva em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e que promove a construção de novos conhecimentos, conceitos e conteúdos matemáticos e, consequentemente, o desenvolvimento de competências e habilidades é o ensino de Matemática “através” da Resolução de Problemas. Além disso, essa abordagem inclui no seu desenvolvimento as demais, ou seja, os ensinos “sobre” e “para” a resolução de problemas.

Biografia do Autor

Ana Célia de Jesus Martins, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Ensino de Matemática. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB). 


 

Maria Neuraildes Gomes Viana, Secretaria Municipal de Educação de Bacabeira/MA.

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Especialista em em Concepções Pedagógicas. Atualmente é professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Bacabeira/MA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB).

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Professor e Pesquisador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM) e Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB). Possui experiência na área da Educação Matemática, seguido principalmente a linha de pesquisa da Resolução de Problemas na Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Martins, A. C. de J., Viana, M. N. G., & Costa, M. dos S. (2023). DIFERENTES ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Periferia, 15, e74665. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74665

Edição

Seção

Artigos