DIFERENTES ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74665Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Resolução de Problemas.Resumo
Apesar de haver um reconhecimento da importância da resolução de problemas nas aulas de Matemática, alguns autores defendem perspectivas diferentes quanto à sua aplicação no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre a resolução de problemas na visão de alguns pesquisadores e discutir as diferentes abordagens e possibilidades de utilizá-las em sala de aula, isto é, ensinar sobre resolução de problemas, ensinar para resolver problemas e ensinar através da Resolução de Problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de arcabouço bibliográfico, cujas informações foram coletadas por meio de materiais escritos e publicados em livros, anais de eventos científicos, periódicos e teses de doutorado que têm servido como referência para novos trabalhos científicos. O estudo analítico-descritivo desenvolvido possibilitou concluir que, dentre as três abordagens, a que mais leva em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e que promove a construção de novos conhecimentos, conceitos e conteúdos matemáticos e, consequentemente, o desenvolvimento de competências e habilidades é o ensino de Matemática “através” da Resolução de Problemas. Além disso, essa abordagem inclui no seu desenvolvimento as demais, ou seja, os ensinos “sobre” e “para” a resolução de problemas.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o Computador à Resolução de Problemas Fechados: Análise de uma Experiência. 370 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da Resolução de Problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, 2014, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/26/214. Acesso em: 08 dez. 2022.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O Ensino de Números Reais e Proporcionalidade através da Resolução de Problemas. In:
Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2007, Santiago de Querétaro. Anais do XII CIAEM. Benemérita Escuela Normal de Querétaro: Edebé México, 2007, p. 1-12, CD-ROM.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; JAHN, Ana Paula; ONUCHIC. Lourdes de la Rosa. O Computador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: reflexões sob a Perspectiva da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL-JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 247-277.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. As Conexões Trabalhadas através da Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/233
Acesso em: 29 jan. 2023.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC. Lourdes de la Rosa. Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa et al. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, p. 37-57.
BRASIL, Luís Alberto dos Santos. Estudo Dirigido de Matemática no Ginásio. São Paulo: Fundo de Cultura, 1964.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais - Matemática 1º e 2º ciclos: Matemática. Brasília: SEF/MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018.
COSTA, Manoel dos Santos. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de matemática. 292 f. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2012.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 1989.
ECHEVERRÍA, María Del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, Juan Ignacio. (Org.). A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 13-42.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HATFIELD, Larry L. Heuristical Emphases in the Instruction of Mathematical Problem Solving: Rationales and Research. In: HATIFIELD, Larry L.; BRADBARD, David A. (Org.). Mathematical Problem Solving: papers from a research workshop. Colombus: ERIC, 1978.
HEMBREE, Ray; MARSH, Harold. Problem solving in early childhood: building foundations. In: JENSEN, Robert J. (Org.). Research ideas for the classroom: Early Childhood Mathematics. New York: NCTM and Macmillan, 1993, p. 151- 170.
NATIONAL Council of Teachers of Mathematics - NCTM. An agenda for action: recommendations for school mathematics for the 1980s. Reston: NCTM, 1980. Disponível em: <http://www.nctm.org/standards/content.aspx?id=17278>.
Acesso em: 25 fev. 2023.
NATIONAL Council of Teachers of Mathematics - NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000. Disponível em: https://www.nctm.org/store/Products/NCTM-Principles-and-Standards-for- School-Mathematics,-Full-Edition-(PDF)/. Acesso em: 18 dez 2022.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através de Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo Carvalho. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 213-231.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. O Trabalho com Conexões através da Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, Anais do VII SIPEM. SBEM, 2018. p. 1-12.
PIRONEL, Márcio. VALLILO, Sabrina Aparecida Martins. O papel da Avaliação na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL-JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 279-304.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SCHROEDER, Thomas L.; LESTER JR, Frank K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, Paul R.; SHULTE, Albert P. (Ed.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989.
THOMPSON, Alba G. Learning to Teach Mathematical Problem Solving: Changes in Teachers' Conceptions and Beliefs. In: CHARLES, Randall I.; SILVER, Edward A. (Ed.). The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving. Virginia: Laurence Erlbaum Associates, 1989.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Coloneses,
ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIANNA, Carlos Roberto. Resolução de Problemas. In: Futuro Congressos e Eventos (Org.). Temas em Educação I – Livro das Jornadas. Curitiba: Futuro Congressos e Eventos, 2002, p. 401-410.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).