DIFERENTES ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74665Keywords:
Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Resolução de Problemas.Abstract
Apesar de haver um reconhecimento da importância da resolução de problemas nas aulas de Matemática, alguns autores defendem perspectivas diferentes quanto à sua aplicação no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre a resolução de problemas na visão de alguns pesquisadores e discutir as diferentes abordagens e possibilidades de utilizá-las em sala de aula, isto é, ensinar sobre resolução de problemas, ensinar para resolver problemas e ensinar através da Resolução de Problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de arcabouço bibliográfico, cujas informações foram coletadas por meio de materiais escritos e publicados em livros, anais de eventos científicos, periódicos e teses de doutorado que têm servido como referência para novos trabalhos científicos. O estudo analítico-descritivo desenvolvido possibilitou concluir que, dentre as três abordagens, a que mais leva em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e que promove a construção de novos conhecimentos, conceitos e conteúdos matemáticos e, consequentemente, o desenvolvimento de competências e habilidades é o ensino de Matemática “através” da Resolução de Problemas. Além disso, essa abordagem inclui no seu desenvolvimento as demais, ou seja, os ensinos “sobre” e “para” a resolução de problemas.
References
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o Computador à Resolução de Problemas Fechados: Análise de uma Experiência. 370 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da Resolução de Problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, 2014, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/26/214. Acesso em: 08 dez. 2022.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O Ensino de Números Reais e Proporcionalidade através da Resolução de Problemas. In:
Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2007, Santiago de Querétaro. Anais do XII CIAEM. Benemérita Escuela Normal de Querétaro: Edebé México, 2007, p. 1-12, CD-ROM.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; JAHN, Ana Paula; ONUCHIC. Lourdes de la Rosa. O Computador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: reflexões sob a Perspectiva da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL-JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 247-277.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. As Conexões Trabalhadas através da Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/233
Acesso em: 29 jan. 2023.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC. Lourdes de la Rosa. Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa et al. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, p. 37-57.
BRASIL, Luís Alberto dos Santos. Estudo Dirigido de Matemática no Ginásio. São Paulo: Fundo de Cultura, 1964.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais - Matemática 1º e 2º ciclos: Matemática. Brasília: SEF/MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018.
COSTA, Manoel dos Santos. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de matemática. 292 f. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2012.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 1989.
ECHEVERRÍA, María Del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, Juan Ignacio. (Org.). A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 13-42.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HATFIELD, Larry L. Heuristical Emphases in the Instruction of Mathematical Problem Solving: Rationales and Research. In: HATIFIELD, Larry L.; BRADBARD, David A. (Org.). Mathematical Problem Solving: papers from a research workshop. Colombus: ERIC, 1978.
HEMBREE, Ray; MARSH, Harold. Problem solving in early childhood: building foundations. In: JENSEN, Robert J. (Org.). Research ideas for the classroom: Early Childhood Mathematics. New York: NCTM and Macmillan, 1993, p. 151- 170.
NATIONAL Council of Teachers of Mathematics - NCTM. An agenda for action: recommendations for school mathematics for the 1980s. Reston: NCTM, 1980. Disponível em: <http://www.nctm.org/standards/content.aspx?id=17278>.
Acesso em: 25 fev. 2023.
NATIONAL Council of Teachers of Mathematics - NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000. Disponível em: https://www.nctm.org/store/Products/NCTM-Principles-and-Standards-for- School-Mathematics,-Full-Edition-(PDF)/. Acesso em: 18 dez 2022.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através de Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo Carvalho. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 213-231.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. O Trabalho com Conexões através da Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, Anais do VII SIPEM. SBEM, 2018. p. 1-12.
PIRONEL, Márcio. VALLILO, Sabrina Aparecida Martins. O papel da Avaliação na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL-JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 279-304.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SCHROEDER, Thomas L.; LESTER JR, Frank K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, Paul R.; SHULTE, Albert P. (Ed.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989.
THOMPSON, Alba G. Learning to Teach Mathematical Problem Solving: Changes in Teachers' Conceptions and Beliefs. In: CHARLES, Randall I.; SILVER, Edward A. (Ed.). The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving. Virginia: Laurence Erlbaum Associates, 1989.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Coloneses,
ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIANNA, Carlos Roberto. Resolução de Problemas. In: Futuro Congressos e Eventos (Org.). Temas em Educação I – Livro das Jornadas. Curitiba: Futuro Congressos e Eventos, 2002, p. 401-410.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).