INTELECTUAIS INSURGENTES: NEPS-CEASM, O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DA FAVELA DA MARÉ

Autores

  • Francisco Overlande Manço de Souza Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF) Educador Popular Professor de História da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM) https://orcid.org/0000-0001-8559-5135
  • Humberto Salustriano da Silva NEPS CEASM https://orcid.org/0000-0001-5035-5510
  • Aryanne Paiva da Felicidade Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF) Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM) https://orcid.org/0000-0003-2484-0680

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74277

Palavras-chave:

NEPSCEASM - Periferias - Intelectual Insurgente - Favela

Resumo

Neste artigo, analisamos a perspectiva e produção  político-epistemológica do núcleo de pesquisa NEPS-CEASM a partir da atuação de seus pesquisadores no tempoespaço de 2020 a 2023. Os integrantes do referido núcleo de pesquisa são nomeados como intelectuais insurgentes. Neste sentido, realizamos a discussão teórica apontando as características e os pressupostos desta categorização. Nosso objetivo foi descrever a ação-reflexão destes pesquisadores,  a relação político-epistemológica através de suas ações e a contextualização dos princípios e valores que caracterizam o intelectual insurgente. A produção do artigo envolveu análise documental das atividades do NEPS-CEASM no recente período de 2020-2023 e bibliográfica. Foi realizada uma breve contextualização histórica da gênese do núcleo de pesquisa que não tem a intenção, neste texto, de aprofundar o período anterior a 2020, mas ressaltar as ações do núcleo com seus atuais participantes. Para tal procedimento de análise utilizamos as atividades presenciais e remotas que o  núcleo realizou e a produção acadêmica dos integrantes do núcleo. Destacamos a importância do núcleo como um espaço de fazer científico que utiliza a realidade como ferramenta de análise para pensar a sua produção  político-epistemológica.


Biografia do Autor

Francisco Overlande Manço de Souza, Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF) Educador Popular Professor de História da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM)

Educador Popular

Professor de História da rede pública de ensino
do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação,
Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF)

Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM)

Humberto Salustriano da Silva, NEPS CEASM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Áreas de interesse para pesquisa: História, Educação, Decolonialidade, Movimentos Sociais Urbanos.

 Pesquisador NEPS CEASM

Aryanne Paiva da Felicidade, Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF) Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, da faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Atualmente é professora do Município de Araruama, atuando com turmas do ensino fundamental I e educação infantil. É integrante do Núcleo de Pesquisa Educação e Cidade (NUPEC/EDU-UERJ) e do Projeto Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré- NEPS no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Manço de Souza, F. O., Salustriano da Silva, H., & Paiva da Felicidade, A. (2023). INTELECTUAIS INSURGENTES: NEPS-CEASM, O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DA FAVELA DA MARÉ. Periferia, 15, e74277. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74277

Edição

Seção

Dossiê