O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DA FUNDAÇÃO CECIERJ (PVS) E O SER NEGRO (A)
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70567Palavras-chave:
Juventude negra, Belford Roxo (RJ), Pré-Vestibular Social Desigualdade racial.Resumo
A investigação tem como objetivo descrever as experiências de ser negro (a) vivenciadas por universitários (as) egressos do Pré-Vestibular de uma Fundação estadual, o PVS, polo do município de Belford Roxo. A partir do estudo realizado, evidenciou-se que os cursos de pré-vestibulares surgem para promover oportunidades educacionais tanto para jovens negros (as) e pobres quanto para outros segmentos excluídos. Observou-se também que, dentro do grupo entrevistado, alunos negros (as) constroem suas experiências em um contexto racista que alimenta novas formas de exclusão que gera dores e traumas. Assim, esses cursos podem oferecer ferramentas que auxiliam na construção de uma identidade positiva, seja por meio de discussões, as quais foram colocadas como negligenciadas em escolas, seja por meio da sociabilidade. A partir dessas conclusões, sugere-se uma educação antirracista a fim de contribuir para atenuar as desigualdades estruturais na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).