EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Desdobramentos em uma instituição da rede federal de educação, ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76797Palabras clave:
Educação à distância, Modelos, Didática, Educação.Resumen
O artigo aborda questões relativas à educação à Distância (EaD) no IFMG. Modalidade em consonância com transformações tecnológicas e sociais das últimas décadas. O objetivo foi identificar o processo histórico, as teorias e as práticas para o aprendizado de adultos na EaD e o benefício social e econômico alcançado. Observando na pesquisa que a finalidade da criação da EaD foi atender a demanda profissional de cada época. Porém, seus objetivos se modificaram de acordo com transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas em cada tempo e espaço. No Brasil, a partir de década de 1990, a preocupação era a formação profissional acrescida de educação democrática que tivesse um viés social. Ao ofertar EaD aos excluídos da educação tradicional, pretendeu-se promover a justiça social, ao mesmo tempo em que se possibilitou atender as demandas do mercado. Foi utilizada a Plataforma Nilo Peçanha nessa pesquisa. O número de inscritos elucida o tamanho da procura por vagas, com a concorrência de três estudantes por vaga, e maior procura da faixa etária compreendida entre 35 e 39 anos. A taxa de evasão tem reduzido, mas ainda representa cenário desafiador, visto que suas motivações ainda são desconhecidas, dificultando a formulação efetiva de estratégias para o controle de evasão. E, finalmente, o indicador de eficiência acadêmica mostrou que o IFMG contribui positivamente com os índices que avaliam a finalização dos cursos por parte dos estudantes.
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