EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Desdobramentos em uma instituição da rede federal de educação, ciência e tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76797

Palavras-chave:

Educação à distância, Modelos, Didática, Educação.

Resumo

O artigo aborda questões relativas à educação à Distância (EaD) no IFMG.  Modalidade em consonância com transformações tecnológicas e sociais das últimas décadas. O objetivo foi identificar o processo histórico, as teorias e as práticas para o aprendizado de adultos na EaD e o benefício social e econômico alcançado.  Observando na pesquisa que a finalidade da criação da EaD foi atender a demanda profissional de cada época. Porém, seus objetivos se modificaram de acordo com transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas em cada tempo e espaço. No Brasil, a partir de década de 1990, a preocupação era a formação profissional acrescida de educação democrática que tivesse um viés social. Ao ofertar EaD aos excluídos da educação tradicional, pretendeu-se promover a justiça social, ao mesmo tempo em que se possibilitou atender as demandas do mercado. Foi utilizada a Plataforma Nilo Peçanha nessa pesquisa. O número de inscritos elucida o tamanho da procura por vagas, com a concorrência de três estudantes por vaga, e maior procura da faixa etária compreendida entre 35 e 39 anos. A taxa de evasão tem reduzido, mas ainda representa cenário desafiador, visto que suas motivações ainda são desconhecidas, dificultando a formulação efetiva de estratégias para o controle de evasão. E, finalmente, o indicador de eficiência acadêmica mostrou que o IFMG contribui positivamente com os índices que avaliam a finalização dos cursos por parte dos estudantes.

 

Biografia do Autor

Fernando Eduardo Maia, Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG - Arcos/MG

Sou professor de geografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio pelo Estado de Minas Gerais. Atuei como professor de geografia dos anos finais do ensino fundamental pela prefeitura de Ibirité -MG.

Michele Ramos da Silva Conceição, Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG - Arcos/MG

mestre em engenharia química, bacharel em engenharia química, licenciada em química, especialista em gestão em educação: supervisão e orientação, especialista em meio ambiente e segurança do trabalho, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG - Arcos/MG

pós-doutor em informática na educação, doutor e mestre em engenharia, bacharel em engenharia e direito, licenciado em matemática, Instituto Federal de Minas Gerais, Arcos/MG.

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Publicado

10.11.2023

Como Citar

Maia, F. E., Conceição, M. R. da S., & Junior, N. V. (2023). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Desdobramentos em uma instituição da rede federal de educação, ciência e tecnologia. Periferia, 15, e76797. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76797

Edição

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Artigos