QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432

Palavras-chave:

Institutional Racism, Ethnic-Racial Quota Law, Institutional Managers

Resumo

 

 Abstract

Here we direct our analysis to a data collection regarding an ethnic-racial study carried out with public workers from Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), occupying the position of Administration Assistants, which requires high school knowledge, tracing an a priori and a posteriori comparison to the application of Law 12.990/2014, 2014 and therefore after the implementation of Law 12.711/2012, popularly known as the “Lei de Quotas”. The data were collected at this university, in particular, due not only to the access provided to researchers, since they work at the institution, which simplifies the gathering of concrete and truthful information, which is of extreme essentiality for the proposed investigation, but also because the UFRRJ is located in the Baixada Fluminense, a geographic region that concentrates a significant population of black men and women. The position of Administration Assistant was chosen, because it reunites a significant number of occupants as well as for being one of the key positions for the development of the administrative activities of this university.

Keywords: Institutional Racism, Ethnic-Racial Quota Law, Institutional Managers

Biografia do Autor

Ahyas Siss, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ -, Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ). É líder do GPESURER - Grupo de Pesquisa Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais, membro do LEAFRO - (NEABi) da UFRRJ e Coordenador do OPAAS - Observatório de Políticas de Ações Afirmativas no Sudeste, com publicações na área de Relações Étnico-Raciais e Educação Brasileira. É professor/pesquisador e membro permanente do PPGEduc (M/D) Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, Linha de Pesquisa III - Educação e Diversidades Étnico-Raciais.  Tem experiência nas áreas de antropologia social, sociologia e educação atuando principalmente nas seguintes áreas: antropologia das populações afro-brasileiras, ação afirmativa e ensino superior, educação das relações étnico-raciais, formação de professores e Lei 10.639/2003. Membro da ANPEd

Angela Ferreira Pace, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Educação pelo PPGEDUC/UFRRJ, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Mestrado em Educação pelo PPGEDUC/UFRRJ, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, possui graduação em Letras pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (1986) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1998). Atualmente é Diretora de Admissão, Saúde e Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora da temática das relações étnico-raciais, em especial, o racismo institucional, sendo integrante de grupos de pesquisa, GPESURER e OPPAAS. Tem experiência na área de lecionação em Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA INGLESA e, também, na elaboração e execução de concursos públicos e na legislação pertinente a direito administrativo, além de ser integrante de comissões de heteroidentificação

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Publicado

2023-03-10

Como Citar

Siss, A., & Pace, A. F. (2023). QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study. Periferia, 15, e70432. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432

Edição

Seção

Dossiê