AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO BÁSICO – IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE

Autores

  • RICARDO Dias da COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO/PROFESSOR https://orcid.org/0000-0003-3239-5062
  • Marize Conceição de Jesus Professora de História pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (1988) e pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (1992) https://orcid.org/0000-0002-3349-4380
  • Ivan Cerqueira de Oliveira Silva É professor docente I (História) da Educação Básica ministrando a disciplina de História e integra o quadro permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ https://orcid.org/0000-0002-1923-286X

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70333

Palavras-chave:

Educação básica, Lei 12711/2012, Política de ação afirmativa para acesso ao ensino médio em IFE’s, Comissões de heteroidentificação.

Resumo

Este artigo tem as suas lentes analíticas voltadas para a discussão do entendimento da relações étnico-raciais e as políticas de ação afirmativa para o acesso ao ensino médio em instituições federais de ensino médio. Este estudo tem como foco uma unidade de ensino básico da cidade de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O pano de fundo desta pesquisa, que originou este artigo é o Projeto Educação para as relações étnico raciais na escola - “múltiplas Identidades”, onde os sujeitos da pesquisa foram os docentes e pessoal de apoio e administrativo de uma unidade de ensino da periferia da cidade de Nova Iguaçu/RJ. Além das discussões que perpassam um breve relato sobre as políticas de ação afirmativa, este artigo tratou também das bancas de heteroidentificação, que surgiram como ferramentas no combate à afroconveniência. Os resultados da banca de heteroidentificação, operacionalizada para confirmar ou não as autodeclarações étnico-raciais dos sujeitos de pesquisa mostraram, que alguns não se reconheciam como negros e isto afeta diretamente a sua participação no processo de informação e efetivação da lei 12711/2012, mais conhecida como lei de cotas, junto aos alunos do ensino básico.

Biografia do Autor

RICARDO Dias da COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO/PROFESSOR

Departamento de Administração e Turismo - Instituto Multidisciplinar - Curso de Turismo

Marize Conceição de Jesus, Professora de História pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (1988) e pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (1992)

Doutoranda em Historia Social pelo PPGHS-FFP/UERJ, Mestre em Educação pelo PPGEduc - Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, da linha III Educação e Diversidades Étnico- Raciais. Com especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2000) e graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias (1995). Professora de História pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (1988) e pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (1992). 

Ivan Cerqueira de Oliveira Silva, É professor docente I (História) da Educação Básica ministrando a disciplina de História e integra o quadro permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ

Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Programa em Relações Étnico Raciais (PPRER) pelo CEFET/RJ (2021). Licenciado em História pela Universidade Iguaçu ? UNIG (2010). Graduando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisador do campo das relações étnico raciais e integrante do Grupo de pesquisa História e Modernidade: Identidade, raça e cultura ? América Latina e Brasil (CEFET/RJ). É professor docente I (História) da Educação Básica ministrando a disciplina de História e integra o quadro permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

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Publicado

2023-03-10

Como Citar

COSTA, R. D. da, Jesus, M. C. de, & Silva, I. C. de O. (2023). AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO BÁSICO – IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE. Periferia, 15, e70333. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70333

Edição

Seção

Dossiê