ELEMENTOS TEÓRICO E PRÁTICOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: RE-SIGNIFICAR OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM EAD
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74722Palavras-chave:
Competências Digitais. Educação Superior. Aprendizagem Discente. Educação Sem Distância.Resumo
A presente pesquisa surgiu no período pandêmico da COVID-19 entre os anos 2020 e 2022 quando a exposição das pessoas nos espaços não presenciais fez das redes e artefatos tecnológicos partes do cotidiano de todos. O contexto educacional da educação superior que já pesquisava e buscava desenvolver elementos de ensino-aprendizagem à distância teve seus elementos professor e estudante impactados com a necessidade de desenvolvimento de competências digitais para continuar a caminhada de formação acadêmica. Assim surge a demanda emergencial de estudos para redesenhar e ressignificar os espaços de aprendizagem. Ainda, cresce a busca da redução de distâncias com o intuito de aproximar e acolher os estudantes a fim de permanecerem nos cursos de graduação EaD. A metodologia da pesquisa foi baseada em Severino (2016) se deu na abordagem qualitativa do tipo exploratória, descritiva e explicativa com estratégia de pesquisa de campo com técnica de coleta de dados em revisão de literatura . Os principais referenciais teóricos foram Antônio Siemsen Munhoz (2017); Otto Peters (2006); Romero Tori (2022) Patrícia Behar (2013); George Siemens (2004 e 2006) e Pichon-Rivière (2007).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).