BNCC DEMOCRÁTICA? UMA CARTOGRAFIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78498

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Democracia, Privatização da Educação, Cartografia Social

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo cuja circulação, nos dias atuais, baliza a produção de livros didáticos, avaliações de larga escala, sistemas de ensino e, não raro, é apresentada como sinônimo de qualidade da educação. Não obstante, seu processo de construção sinaliza rupturas e dá pistas sobre diferentes concepções educacionais em disputa que têm participado do debate político-educacional brasileiro. Diante disso, este artigo objetiva dar visibilidade ao caráter processual da construção da Base, expondo as dissidências que se impuseram em seu decorrer e contestando seu pretenso efeito de resultado de consensos. Para tal, este trabalho se estrutura na perspectiva cartográfica (BARROS; KASTRUP, 2015) e desenvolve suas seções mapeando a rede de forças que constitui a formulação das diferentes versões da BNCC até sua versão homologada. A análise da BNCC no contexto de sua elaboração mostra que o documento: 1- afetou-se de forma significativa por interesses do segmento privatista – liderado pelo Movimento pela Base – e de articulações neoconservadoras – encabeçadas pelo Escola sem Partido; 2- nasce de um processo descontinuado, considerando cisões situadas no contexto pós-golpe parlamentar de 2016, sendo constituído por arbitrariedades que fragilizam seu valor democrático.

Biografia do Autor

Alice Moraes Rego de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2013). Licenciada em Letras (habilitação Português - Espanhol) pela UERJ (2010). Professora de língua espanhola e portuguesa no CEFET-RJ Petrópolis. Atuou como professora de língua espanhola das redes municipais de educação de Niterói e do Rio de Janeiro. Atua com pesquisa nas áreas de Análise do Discurso / Linguística Aplicada, formação de professor, políticas de currículo e ensino de língua estrangeira.

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Publicado

20.11.2023

Como Citar

Souza, A. M. R. de. (2023). BNCC DEMOCRÁTICA? UMA CARTOGRAFIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL. Periferia, 15, e78498. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78498

Edição

Seção

Dossiê