DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166

Palavras-chave:

Educação popular, Paulo Freire, João Roberto Ripper, Escola de Fotógrafos Populares, Favelas da Maré.

Resumo

Este artigo apresenta semelhanças entre pontos centrais do pensamento e práticas educativas do educador Paulo Freire e do fotodocumentarista João Roberto Ripper, tendo como base a experiência da Escola de Fotógrafos Populares (EFP) e a Agência de Fotógrafos vinculada à escola, localizadas no complexo de favelas da Maré, no município do Rio de Janeiro. A EFP, uma iniciativa do Observatório de Favelas, destinou-se à formação profissionalizante em fotografia humanista a jovens de distintas periferias, com turmas no período de 2004 a 2014. A premissa fundamental era formar comunicadores populares a fim de combater o discurso hegemônico da grande mídia em retratar a favela enquanto território desprovido de valores, buscando, assim, promover a ressignificação individual e coletiva dos moradores de favelas. Por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas com alguns egressos e profissionais que participaram da idealização e das atividades da Escola, percebeu-se que a herança deixada pela EFP ultrapassou a fronteira da excelência técnica, visto que promoveu profundas transformações nos egressos e, por extensão, nas respectivas comunidades. Ainda que não mencionado diretamente, verificou-se, também, que as práticas educativas na EFP foram essencialmente freirianas.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Rocha de Castro, UNESA

Mestrado em Educação (UNESA), especialização em Comunicação e Imagem (PUC-Rio), bacharelado em Comunicação Visual (EBA/UFRJ), bacharelado em Jornalismo/Comunicação Social (FACHA). Ex-coordenadora e jornalista do Núcleo de Imprensa da ECO/UFRJ. 

Alzira Batalha Alcântara, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudo do Espaço na Baixada Fluminense (NIESBF), atuando na linha de pesquisa “Política Pública, Trabalho, História e Educação” e participa do grupo de pesquisa “Estudos de História da Educação Local” (EHELO), UERJ.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Castro, M. C. R. de, & Alcântara, A. B. (2023). DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista. Periferia, 15, e73166. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166

Edição

Seção

Dossiê