DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166Palavras-chave:
Educação popular, Paulo Freire, João Roberto Ripper, Escola de Fotógrafos Populares, Favelas da Maré.Resumo
Este artigo apresenta semelhanças entre pontos centrais do pensamento e práticas educativas do educador Paulo Freire e do fotodocumentarista João Roberto Ripper, tendo como base a experiência da Escola de Fotógrafos Populares (EFP) e a Agência de Fotógrafos vinculada à escola, localizadas no complexo de favelas da Maré, no município do Rio de Janeiro. A EFP, uma iniciativa do Observatório de Favelas, destinou-se à formação profissionalizante em fotografia humanista a jovens de distintas periferias, com turmas no período de 2004 a 2014. A premissa fundamental era formar comunicadores populares a fim de combater o discurso hegemônico da grande mídia em retratar a favela enquanto território desprovido de valores, buscando, assim, promover a ressignificação individual e coletiva dos moradores de favelas. Por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas com alguns egressos e profissionais que participaram da idealização e das atividades da Escola, percebeu-se que a herança deixada pela EFP ultrapassou a fronteira da excelência técnica, visto que promoveu profundas transformações nos egressos e, por extensão, nas respectivas comunidades. Ainda que não mencionado diretamente, verificou-se, também, que as práticas educativas na EFP foram essencialmente freirianas.
Referências
AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Desafios da Educação Profissional e Tecnológica: novas faces dos mesmos problemas. ComCiência Dossiê 203, Emprego e Profissões, nov., 2018.
CASTRO, Maria Cecília Rocha de; RIPPER, João Paulo. A beleza de cada um: J.R. Ripper. – Rio de Janeiro, 2016. Vídeo disponível em https://vimeo.com/233701444. Acesso em 20 jan. 2023.
CASTRO, Maria Cecília Rocha de. Dissertação de mestrado. UNESA, 2021.Disponível em https://portal.estacio.br/media/4687657/maria-cec%C3%ADlia-rocha-de-castro-2021.pdf . Acesso em 22/05/2023.
Censo Populacional da Maré. Disponível em: https://apublica.org/wp-content/uploads/2020/07/censomare-web-04mai.pdf. Acesso em 02 fev.2023.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://declaracao1948.com.br/declaracao-universal/declaracao-direitos-humanos/ . Acesso em 02 fev 2023.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 43ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 73ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GASTALDONI, Dante. Ensaio fotográfico - A Pedagogia do Bem-Querer na obra de João Roberto Ripper. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 248-255, 22 maio 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42808 . Acesso em 31 maio 2021.
GASTALDONI, Dante. Entrevista concedida a CASTRO, Maria Cecília Rocha de. Rio de Janeiro, 15 abr. 2021.
GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. Universidade de Évora. Um olhar sobre Paulo Freire. Congresso Internacional . Évora, 20 a 23 de set. 2000.
Imagens do Povo. Disponível em: www.imagensdopovo.org.br . Acesso em 25 maio 2020.
JOÃO ROBERTO RIPPER. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19087/joao-roberto-ripper. Acesso em: 08 jan. 2022. Verbete da Enciclopédia.
Observatório de Favelas. Disponível em: www.observatoriodefavelas.org.br . Acesso em 25 maio 2020.
RIPPER, João Roberto; GASTALDONI, Dante (Org.). Imagens Humanas (João Roberto Ripper). 1. ed. Rio de Janeiro: Dona Rosa Produções Artísticas, 2009. v. 1.
TAMBKE, Erika. Cotidianos Cariocas – o Rio de Janeiro por fotógrafos da Maré. In: MAUAD. A. M. (Org.). Fotograficamente Rio, a cidade e seus temas. Niterói: PPG História-LABHOI-UFF / Faperj, 2016. p.204322.
TAMBKE, Erika. Entrevista concedida a CASTRO, Maria Cecília Rocha de. Rio de Janeiro, 07 jul. 2021.
TENDLER, Silvio. Caçadores da Alma - Episódio 5 - Paisagens Humanas. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=eJyU_VZGftU . Acesso em 02 fev. 2023.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: GHANEM, Elie; TRILLA, Jaume; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e educação não formal. São Paulo: Summus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).