RISCOS: deslocamentos, espoliação de migrantes e refugiados
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73416Palavras-chave:
Infância Refugiada, Espoliação, Deslocamentos.Resumo
Nosso texto propõe uma problematização sobre deslocamento, espoliação de migrantes e refugiados. As dinâmicas populacionais na atualidade são objeto de estudo dos geógrafos e historiadores. Adotamos como principal suporte teórico metodológico, para refletir sobre refugiados os estudos de Tanuri (2010), propondo um diálogo com Bauman (2017), Harvey (2014). Contudo, nosso texto não se limita aos campos de conhecimento da História, Geografia e Educação. Flertamos também com a Matemática, ao introduzir O´Neil (2020) os dados sobre população deslocada de forma forçada de seus territórios funcionam como dados não prioritários para o tecido socio cibernético das redes sociais construído por algoritmos que criam um sistema de pontuação (escore) ajustável aos padrões do capitalismo de plataforma. Como resultado de nosso trabalho sinalizamos que: a espiral da violência aplicada dentro da fragilidade cotidiana e territorial dos povos envolvidos nessa calamidade demográfica funciona como eixo técnico para aplicar a estratégia da espoliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).