TRABALHO, CULTURA E IDENTIDADE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75163

Palavras-chave:

Educação do campo, Paraná, Conquista social, Diretrizes curriculares, Trabalho, cultura e identidade.

Resumo

O estudo a respeito do trabalho, cultura e identidade nas diretrizes curriculares da Educação do Campo do Paraná, com um olhar para os povos do campo, águas e florestas, partirá da categoria trabalho e suas múltiplas determinações gestadas na divisão social do trabalho e na inserção do Brasil na economia internacional, visando compreender o que ocorre no campo da educação, com um olhar para relações de trabalho no interior da economia do Paraná, constitutivas do processo e expressões das lutas de classes no modo de produção capitalista. Objetiva estudar os quatro eixos temáticos das diretrizes curriculares da educação do campo, quais sejam: “Trabalho: divisão social e territorial”; “Cultura e identidade”; “Interdependência campo-cidade, questão agrária e desenvolvimento sustentável” e “Organização política, movimentos sociais e cidadania”. Justifica-se para contribuir com o desenvolvimento do conhecimento de educadores e educandos no processo formativo e o procedimento metodológico foi documental, com recorte para os eixos das diretrizes curriculares da educação do Paraná de 2006, visto serem as problemáticas centrais a serem focalizadas nos conteúdos escolares”, resultado de debates realizados por movimentos e organizações sociais e que contribuiu para nortear os trabalhos pedagógicos nas escolas do e no campo no Paraná.

Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ

Prof. Adjunto do Colégiado de História, aréa de atuação em História Medieval, História Econômica, Educação do Campo e Escola Itinernte do MST. Dr em Educação pela UFSCar.Grupos de pesquisa: GESPEIC (UNESPAR); GEPEC (UFSCar)

Referências

AMBONI, Vanderlei. Movimentos sociais na educação do campo. In: Trabalho e educação: estudos sobre o rural brasileiro. Uberlândia: Navegando Publicações, São Carlos, Pedro & João Editores, 2017.

AMBONI, Vanderlei. A Escola no Acampamento do MST: Institucionalização e Gestão Estatal da Escola Itinerante Carlos Marighella. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2014.

ANDERY, Maria Amélia et. al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 5 Ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1994.

APEC – Articulação Paranaense por uma Educação do Campo. Boletim nº 1. ALERTA: Escolas do campo estão sendo fechadas. Julho de 2015.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3 ed. São Paulo/SP: Expressão Popular, 2004a.

IURCZAKI, Adelmo. Escola Itinerante: uma experiência de educação do campo no MST. (2007). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba/PR, 2007.

LUKÁCS, Gyorgy. O Trabalho. In Ontologia do ser Social. Tradução digitada, s/d.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED): Curitiba/PR, 2006.

SACRISTÀN, José Gimeno. Escolarização e Cultura: a dupla determinação. In: SILVA, Luiz Heron et al. (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996, p.34-56.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 1987.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Amboni, V., & Brandão, E. (2023). TRABALHO, CULTURA E IDENTIDADE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ. Periferia, 15, e75163. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75163

Edição

Seção

Artigos