A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: entre a representatividade e a produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70348

Palavras-chave:

Política de Ações Afirmativas, Política Educacional, Sistema de Cotas Étnico-Raciais, Gestão Pública.

Resumo

A política de ações afirmativas representa uma política pública amplamente analisada pela opinião pública, comunidade acadêmica entre outros espaços envolvidos diretamente na efetividade do sistema de cotas étnico-raciais, especialmente após a aprovação da Lei 12.711/2012 que dispõe sua adoção em instituições do sistema federal de ensino (Institutos Federais e Instituições do Ensino Superior). No entanto, como campo de estudos e pesquisas na área de política educacional, tendo em vista o subsídio de ações afirmativas pelos gestores de instituições de ensino superior, ainda representa um processo em constituição. A partir desta problematização, o presente artigo objetiva analisar tal proposição, mediante levantamento documental de Dossiês envolvendo a temática e que foram publicados entre os anos de 2003 e 2022, em periódicos na área de política educacional e relações étnico-raciais, utilizando os seguintes descritores: ação afirmativa, ações afirmativas, política de ações afirmativas e política de cotas. Evidenciou-se que a representatividade da política de ações afirmativas nas publicações selecionadas está diretamente vinculada como sinônimo do sistema de cotas étnico-raciais, sem que se considere as especificidades que envolvem a área de análise de políticas educacionais, sem que possam subsidiar as ações de gestores de instituições de ensino superior públicas.

Biografia do Autor

DEBORA CRISTINA JEFFREY, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Livre Docente (MS5.1) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice- Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC (2021-2023), Foi Presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (2019-2021), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unicamp (2016-2018), Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação/ Unicamp (2011-2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e Pós- Doutorado em Educação na Universidade Federal de São Paulo (2020). Possui as seguintes premiações: Zumbi dos Palmares (Câmara Municipal de Campinas - 2020), Força da Raça (Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas - 2012) e 33o. Prêmio Nacional Fundação Bunge Juventude (Fundação Bunge - 2012). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação de sistemas educativos, gestão educacional, educação de jovens e adultos e ações afirmativas..

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Publicado

2023-03-10

Como Citar

JEFFREY, D. C. (2023). A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: entre a representatividade e a produção acadêmica. Periferia, 15, e70348. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70348

Edição

Seção

Dossiê