Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 79 (2024): Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência
v. 25 n. 79 (2024): Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência
Publicado:
28-11-2024
Editorial
Editorial
Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.88253
Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência
Ana Cláudia da Silva Rodrigues , Ozerina Victor de Oliveira, Edisson Cuervo Montoya
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.88255
A insurgência da cartografia na produção de saberes experenciais de docentes indígenas no educar em direitos humanos
Zenailde Rodrigues Costa, Maria do Socorro Borges da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86972
Neoliberalismo, identitarismo e coalizões políticas:
das possibilidades de insurgências
Marlon Silveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86724
Cenas antidemocráticas:
manifestações neoliberais e neoconservadoras nos currículos escolares
Anderson Neves dos Santos, Juliana Lazzaretti Segat, Marcio Caetano
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86844
Significantes vazios e identificações:
discursos curriculares pernambucanos
Divane Oliveira de Moura Silva, Viviane Rauane Bezerra Silva, Kátia Silva Cunha
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86719
A educação e o campesinato:
o MST como ferramenta de empoderamento para homens e mulheres do campo
Andréia de Oliveira Castro, Ronaldo dos Santos Leonel, Klebson Daniel Sodré do Rosário
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86513
Descolonização das disciplinas acadêmicas na formação de professores
Andréa Giordanna Araujo da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85451
"Eles colocam uma realidade lá que não é minha!":
análise das práticas e políticas curriculares no campo da educação física à luz da clínica da atividade
Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Cecilia Borges, Samuel de Souza Neto
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86098
Docências curriculantes em atos formacionais:
heurística e política municipalista insurgentes
Roberto Sidnei Macedo, Herbert Gomes Silva, Renê Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86845
Educação financeira menor:
ato criativo docente em uma comunidade ribeirinha no Amazonas
Ynara Silva Luniere Brito, Guilherme Araújo Soares, Maria Ione Feitosa Dolzane
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85369
A produção de textos de políticas curriculares:
um olhar sobre as disputas para a definição de um currículo nacional brasileiro (1993-2017)
Rafaela Albergaria Mello, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86831
Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso
Ana Lara Casagrande, Waleska Gonçalves de Lima, Cristiano Maciel
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84815
Construção coletiva de um trabalho docente antirracista na pandemia
Cleidiane Lemes Oliveira, Lorene dos Santos, Teodoro Adriano Costa Zanardi
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86834
O perfil docente no ensino médio gaúcho:
aprofundamento curricular de Expressão Corporal
Alexandre Paulo Loro, Jonny Alex Guimarães
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85622
Ensino e aprendizagem matemática na educação do campo e da educação de pessoas jovens, adultas e idosas:
uma meta-análise
Josefa Manuela dos Santos, Maria Batista Lima
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86002
Análise das metas de valorização docente do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e perspectivas para novo decênio (2024-2034)
Beatriz Heitich da Silva Farias, Flávia Wagner
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86532
Orientações oficiais da rede municipal de ensino de Belém para as práticas curriculares na pandemia de covid-19 no ano de 2020
Marluce Batista Silva Cardoso, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86829
Planejamento docente colaborativo como ferramenta estratégica de uma educação inclusiva:
uma preliminar de pesquisa
Simone de Abreu Duarte Kluser de Jesus, Rosa Lídice de Moraes Valim, Alessandro Jatobá
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86425
Os raios x da experiência formativa:
retroalimentação colaborativa de currículo
Ruben Darío Montoya Nanclares, Catharine Prata Seixas
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86435
Entrevista
Finalidades e tarefas educativas da escola na perspectiva dos movimentos sociais populares
Salomão Antônio Mufarrej Hage
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.87438
Artigos de Demanda Contínua
Governabilidade neoliberal e as competências e habilidades da BNCC:
uma reflexão a partir de Michel Foucault
Edilene Maria de Carvalho Leal, Esmeraldo Leal dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.78840
Produção curricular brasileira e suas interlocuções com a EPT e o currículo integrado
Joice Pereira Soares, Letícia Ramalho Brittes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79503
Concepção de ensino-aprendizagem da leitura do programa Tempo de Aprender:
proposta inovadora ou velho modelo travestido de novo?
Dania Monteiro Vieira Costa, Cláudia Maria Mendes Gontijo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80324
Genética no ENEM:
a presença das imagens e a caracterização das questões com base na matriz de referência para o exame
Priscilla Guimarães Zanella Diniz, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Tania Cremonini Araújo-Jorge
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79476
Redes de ensino e desigualdades sociais no Pará:
uma análise a partir do Exame Nacional do Ensino Médio
Vergas Vitória Andrade da Silva, Gustavo César de Macêdo Ribeiro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80305
Pasolini, cinema e educação:
dispositivos fílmicos para uma pedagogia corsária
João Paulo Barreto Dias, Giovana Scareli
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79021
Combatendo a subversão em nome da Pátria, de Deus e da Família:
ações e representações em torno de jovens e drogas na ditadura militar
Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, Maria de Lourdes Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82626
A revisão crítica de Adorno sobre o direcionamento ético da educação
Alessandro Lombardi Crisostomo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80735
O ato de educar como narrativa:
o caso de uma criança com síndrome de Down
Érica Aparecida Garrutti, Isaura Regina do Amaral
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79419
Tecnologia Assistiva e autismo:
um olhar sobre as escolas públicas municipais do Rio de Janeiro
Rafaela Faria da Silva, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79205
Inclusão educacional e TDIC:
uma análise da atuação docente
Evaneyde dos Santos Souza, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Joanna Angélica Melo de Andrade
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80504
O conflito geracional e o uso de metodologias ativas no ensino de matemática
Lana Priscila Souza, Sandro César Silveira Jucá
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79142
Corpo-mulher amazônida
pesquisadoras na Filosofia da diferença
Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa, Monica Silva Aikawa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80279
Relação de escuta da professora coordenadora com as crianças de uma escola de educação infantil
Natalí Angela Zanfelice, Laura Noemi Chaluh
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79324
Aprender a ensinar:
o que dizem docentes em diferentes fases da carreira
Laura Valadares, Laélia Portela Moreira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79594
Concepções sobre educação sexual de professores da educação de jovens e adultos de uma escola do campo do município de Antônio Cardoso (BA)
Cristiane de Oliveira Cerqueira, Maricleide Pereira de Lima Mendes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80301
A formação em um curso de licenciatura em educação do campo na área ciências da natureza:
entre o projeto pedagógico e as vozes dos formandos
Luana Alencar dos Santos, Alexandre Leite dos Santos Silva, Suzana Gomes Lopes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79617
Ensaios
Trilhando caminhos:
um ensaio autobiográfico sobre a democratização da educação superior no Brasil
Cádia Carolina Morosetti Ferreira, Viviane Martins Vital Ferraz, Rosane Carneiro Sarturi
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85391
Em Pauta
A educação das relações étnico-raciais no referencial curricular da área de ciências da natureza
Thamiris Anacleto Basílio, Marileide Gonçalves França
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80802
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários